Os primeiros passos para a implantação de uma nova unidade do Atacadão em Maringá, um dos formatos de lojas do Grupo Carrefour, foram dados. A partir da aprovação do Relatório de Impacto de Vizinhança, as obras no terreno de 3.857 m², com 119 metros de frente para a Avenida Colombo podem ser iniciadas.
O relatório foi aprovado na reunião do Conselho Municipal de Planejamento dia 3 de julho, presidida por Celso Saito, e publicado na nesta terça-feira (10/7) no Órgão Oficial do Município. Como foram estabelecidas algumas condições, há a necessidade de se firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o que não impede o início das obras.
Entre as condições estabelecidas, que estão sendo detalhadas pelas secretarias municipais de Planejamento e Obras Públicas, está a necessidade de pavimentação e sinalização da Estrada Santa Bárbara, já que 352 metros do terreno tem testada nesta via vicinal. Também prevê a adequação da Colombo (BR-376) para acesso ao empreendimento.
Para o licenciamento e operação do supermercado atacado-varejista, o TAC impõe como condicionante a implantação de sistema de reaproveitamento de águas pluviais, utilização de sistema de drenagem com execução de caixa de controle de vazão de 50 mil litros e plantio de 280 espécies nativas na área permeável do lote, para compensação florestal.
Todas essas medidas deverão ser cumpridas antes da emissão da certidão de conclusão de edificação. O Grupo Carrefour, informou o supervisor administrativo regional, Ricardo Jacob do Atacadão, não vai se manifestar por enquanto. O relatório, inclusive, foi solicitado em nome da Nicoletti Participações Societárias Ltda, que também não se manifestou.
Atacadão Maringá começou há 56 anos
O Atacadão Maringá nasceu em 1962, por iniciativa de Alcides Parizotto, como representante comercial atacadista de gêneros alimentícios, como queijos, sardinhas, banha, vinho e cereais, vindos de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1991 a empresa foi para a família Lima e os executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil.
Em 2007, o Atacadão foi vendido por R$ 2,2 bilhões para o Grupo Carrefour, que nasceu na França em 1959 e passou a atuar no Brasil em 1975. Atualmente tem 498 lojas no país, sendo duas em Maringá, que empregam cerca de 350 pessoas. No mundo são 10.860 lojas em 33 países, com 364 mil colaboradores.
O Grupo trabalha com sete bandeiras: Carrefour Hipermercado, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco. É a maior rede de hipermercados na Europa e o maior varejista alimentar no Brasil.
Comentários estão fechados.