Balanço da Expoingá 2018 revela crescimento de 25% na movimentação financeira e 10% no número de visitantes em relação ao ano anterior. Pecuária teve números recordes

  • A Sociedade Rural de Maringá (SRM) divulgou na tarde desta quarta-feira (23/5) o balanço da Expoingá 2018. A 46ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá registrou crescimento de 25% na movimentação financeira e 10% no número de visitantes em relação a 2017.

    O evento, realizado de 3 a 14 de maio, um dia a mais do que em edições anteriores, atingiu R$ 569,2 milhões em negócios gerados e prospectados no evento e recebeu 625.641 visitantes.

    A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, afirmou que a Expoingá 2018 se destacou também entre as melhores da história na apresentação de genética animal, difusão de conhecimento, novas tecnologias, inovação, intercâmbio entre produtores e diversidade de produtos.

    Com a participação de 1.386 expositores, a feira abriu espaço para o desenvolvimento de tecnologias do agro. Foi realizado o I Hackathon Inova Agro. O evento também debateu  temas relevantes como a expansão da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

    No total, foram realizados 146 eventos, o que inclui seminários, fóruns, debates, workshops, cursos e oficinas, atingindo diversos públicos.

    Pecuária teve números recordes em 2018

    Um total de 9.620 animais, entre bovinos, ovinos, caprinos, equinos, suínos, asininos e pequenos animais, com 87 raças, participaram da exposição, provas, julgamentos e leilões.

    Várias raças estreantes chamaram a atenção, como o Devon, entre os bovinos, e o Laucaune, Bergamácia, Crioula, Corriedale e Romney Marsh, entre os ovinos.

    A ovinocultura que já havia sido destaque em 2017, com aproximadamente 600 animais, superou as expectativas. Neste ano, foram mais de 900 animais, dois julgamentos nacionais de raças (Sufollk e Naturalmente Coloridos) e 21 raças presentes.

    A Feira contou ainda com o Julgamento Nacional do Nelore Mocho e a participação de uma das principais criadoras do país, a pecuarista Dalila Cleopath de Moraes Toledo, do estado de São Paulo, que foi homenageada pelo desenvolvimento genético de seus rebanhos.

    Genética de padrão internacional

    A estreia do gado Devon reuniu animais do mais alto padrão genético e atingiu os objetivos dos realizadores da mostra. A análise é dos diretores da Associação Brasileira de Criadores da raça (ABCD) e do juiz responsável por avaliar o rebanho.

    Elizabeth Obino Cirne-Lima, presidente da ABCD, disse que o sentimento foi de “dever cumprido”. “Conversamos com criadores de outras raças. Mostramos o potencial do Devon e esperamos voltar em 2019”, comentou.

    O diretor-técnico da ABCD e juiz da prova, o médico-veterinário Lucas Teixeira Hax, disse que os animais trazidos à Expoingá são exemplares de ponta. “Reprodutores e ventres, capazes de serem e de gerarem campeões”, declarou.

    No julgamento do Nelore, o zootecnista Fábio Eduardo Ferreira, de Cuiabá (MT), responsável por avaliar o rebanho, afirmou que o rebanho presente na Expoingá 2018 foi de boa qualidade e demonstra que o investimento dos pecuaristas tem sido bem feito.

    “A tecnologia facilitou o acesso a embriões e sêmen. Assim, vemos um avanço considerável na melhoria genética desses animais”, frisou.

    Os cavalos Quarto de Milha que participaram da prova, organizada pela Liga Nacional do Cavalo de Conformação (LINCC), têm condições de competir em “pé de igualdade” nos principais eventos do gênero realizados nos Estados Unidos.

    A análise foi da juíza, Cindy Hale, credenciada pela Associação Americana do Cavalo Quarto de Milha (AQHA, na sigla em inglês).

    Da cidade de Perryton, no Estado do Texas, a norte-americana apontou as características raciais, o tamanho, o equilíbrio na estrutura, e o grau de musculatura como os pontos fortes da tropa apresentada na 46ª Expoingá.

    “Muito bom ver que os criadores aproveitam, muito bem, os recursos atuais na melhoria genética do plantel deles”, ressaltou.

    Balanço da Expoingá 2018

    • Visitantes – 625.641
    • Negócios gerados e prospectados – R$ 569.276 milhões
    • Expositores – 1.386
    • Animais expostos e comercializados – 9.620
    • Raças – 87
    • Excursões atendidas – 449
    • Apresentações culturais – 86
    • Eventos (palestras, fóruns, seminários, cursos, debates e oficinas) – 146
    • Arrecadação de alimentos – Parceria com a Prefeitura e Provopar – 60 ton.
    • Arrecadação de produtos de higiene pessoal e agasalhos – Parceria com a Arquidiocese de Maringá – 46.150
    • Shows – 32: (11) na Arena Coberta – (21) na Barraca Universitária

    Comentários estão fechados.