Maringaense cria aplicativo para organizar notificações dos canais do YouTube. Kiwi Queue permite assistir vídeos em sequência

  • Quando você se inscreve em vários canais do YouTube, recebe inúmeras notificações de novos vídeos. Porém, nem sempre é possível ver esses vídeos na hora que as notificações chegam. Para organizar e separar esses conteúdos, o maringaense que trabalha com programação de softwares, Marcos Tanaka, 24 anos, desenvolveu o aplicativo Kiwi Queue.

    Com a ferramenta, o usuário pode controlar o feed do celular e organizar os vídeos que deseja assistir. O Kiwi Queue permite que o usuário selecione o conteúdo para assistir mais tarde ou arquive o que não deseja ver.

    Os vídeos separados para assistir mais tarde vão para uma fila. “Você seleciona os vídeos que quer ver em casa. Quando chegar, é só dar play que vai executar tudo em sequência. Pode ver tudo com um toque só”, explica Tanaka.

    Lançado em abril, o aplicativo está disponível gratuitamente apenas para o sistema IOS na App Store. Porém, Tanaka não descarta a possibilidade de produzir versão para Android.

    “Primeiro quero ter uma boa noção do IOS para depois pegar fundo no Android. Dependendo da resposta que o aplicativo tiver, posso criar uma outra versão.”

    A ideia de Tanaka é melhorar a experiência que o usuário tem com o YouTube. Hoje, a plataforma ainda não oferece recursos que organizem melhor os vídeos que chegam por meio das notificações. Ele mesmo passou por isso, o que o desafiou a criar o aplicativo.

    “Sou inscrito em alguns canais e tinha lá os vídeos novos. Se não acompanhasse todo dia, eu perdia. Com o aplicativo, tenho tudo listado e posso fazer essa organização”, afirma.

    Kiwi Queue é a terceira criação do maringaense

    O Kiwi Queue não é o primeiro aplicativo criado por Tanaka. Ele também é responsável pelo Statistics, uma calculadora de estatística para Windows Phone. Outra criação é o Really Simple Finance, que ajuda o usuário a controlar os gastos.

    Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar, Tanaka produziu o aplicativo em casa, nas horas vagas, apenas com auxílio de alguns livros e cursos onlines sobre IOS. Ele também não teve nenhum custo na produção da ferramenta, pagou apenas US$ 100 para a Apple manter o Kiwi Queue na App Store.

    Criar aplicativos para virou um hobby para Tanaka. “Tem várias aspectos que tem que pensar, como na integração com o YouTube e a interface gráfica para o usuário. Precisa ser  bem fácil de usar. A parte mais gratificante é quando finaliza e vê o aplicativo pronto”.

    Comentários estão fechados.