Três empresas de Maringá conquistam o primeiro lugar no Selo de Qualidade no Turismo. Em duas categorias, o pódio foi só de maringaenses

  • Maringá foi a cidade com o maior número de empresas a conquistar premiações na final do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. E mais: três conquistaram o 1º lugar em suas respectivas categorias: Ingá Vans, Bússola Eventos e Boteco do Neco, sendo que em duas das categorias, os três primeiros lugares são de empresas maringaenses.

    Na categoria Transportadora Turística, por exemplo, Maringá ficou com o 1º, 2º e 3º lugares. A Ingá Vans, há 5 cinco anos no mercado, ganhou, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação, seguida pela Grandtour (2º) e Valtur (3º).

    Wagner Tortora, proprietário da Ingá Vans afirma que a empresa busca seguir os padrões de qualidade estabelecidos pelo Sebrae e que passam por avaliação de clientes ocultos para validar todo o processo.

    Tortora acredita que “essa certificação atesta a qualidade do trabalho que vem sendo realizado e agrega uma imagem positiva à nossa empresa, passando mais credibilidade e transparência para o cliente”. Ainda segundo ele, o selo também proporciona motivação e melhora a relação com os colaboradores.

    Bússola Eventos teve a maior nota do Paraná

    Outra empresa da cidade que alcançou o primeiro lugar foi a Bússola Eventos, na categoria Organizadora de Eventos. A nota alcançada por eles foi a maior nota de todas as empresas de Maringá e a segunda maior nota do Paraná.

    A Diretora da Bússola, Ana Paola Incerti, realça a conquista, já que no último ano ficaram em 2ª posição. “Foi preciso um trabalho em equipe, principalmente no que tange a gestão de processos. Foram traçadas metas e essas metas foram atingidas. O resultado é a maior nota entre todas as participantes da cidade”.

    A empresa acredita que o título impacta diretamente na decisão dos clientes e valida a qualidade do serviço que a Bússola Eventos oferece.

    Boteco do Neco passa a ser tricampeão

    O Boteco do Neco, bar e restaurante da cidade, há 4 anos em atividade, conquistou 1º lugar pela terceira vez consecutiva na Gastronomia de Relevância Turística. Nessa mesma categoria foram ranqueados também outros dois empreendimentos locais: o Della Re Buffet e Eventos (2º) e o AlBadore Ristorante e Pizzeria (3º).

    A proprietária do Boteco, Deborah Taemmer, disse que o Sebrae, para conceder certificado do Selo Qualidade no Turismo, avalia e sugere medidas para todos as áreas da empresa: finanças, processos, sustentabilidade, atendimento ao cliente, tudo para melhorar a gestão”.

    “A gente se prepara o ano todo para fazer sempre o melhor”, diz Deborah, que também ressaltou a quantidade de empresas maringaenses certificadas (33) e as boas colocações obtidas na final, “o que mostra que a cidade está bem à frente”.

    As premiações do Selo de Qualidade no Turismo foram entregues a 138 empreendimentos, durante no 24º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba, na noite da última sexta-feira (27/4).

    O presidente da Paraná Turismo, Jacob Gimenes, disse que ficou muito orgulhoso com o protagonismo que Maringá conseguiu nesta edição do programa, “Fico com muito orgulho de ver minha cidade sendo vitoriosa nesse processo de transformação competitiva, sustentável que representa uma nova cultura que é colocar qualidade no negócio”.

    Gimenes ainda complementa que “quando o projeto foi iniciado, havia uma expectativa de que Curitiba, Foz do Iguaçu e cidades do litoral teriam um número maior de empreendimentos inscritos, mas Maringá e Londrina surpreenderam e ocuparam papel de destaque no processo”.

    Sobre o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

    Voltada para empresas de micro e pequeno porte dos segmentos de gastronomia, hospedagem, espaço para eventos, agências de turismo receptivo, transporte turístico, locação de automóveis e organização de eventos, o selo visa a incentivar a melhoria da competitividade e reconhecer o investimento em gestão e qualidade dos empreendimentos.

    O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions e Paraná Turismo.

    O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, destaca a importância da capacitação dos empreendedores de micro e pequenos negócios, que são os responsáveis pela geração de emprego e movimentação da economia, sobretudo em períodos de crise.

    “Mais de 90% das empresas que trabalham com turismo são micro e pequenas. O Selo é um programa que destaca negócios que se aprimoram para crescer. Vemos um ambiente de integração com empreendedores e entidades parceiras cooperando e inovando para agregar valor à cadeia turística do Paraná”, afirma.

    Na turma 2017/18, participaram 230 empresas de diversas cidades do Estado. Mais de 80% dos participantes são do segmento de gastronomia e meios de hospedagem. Das 138 empresas que receberam o selo, 19 são dos Campos Gerais; 23 de Curitiba; 21 de Foz do Iguaçu; 17 do Litoral; 24 de Londrina; 33 de Maringá; e uma de União da Vitória.

    Clique aqui para conferir a lista completa.

     

    • Informações atualizadas às 8h30 do dia 03/05 com a inclusão da fala do presidente da Paraná Turismo

    Comentários estão fechados.