Exatamente 230 empresas paranaenses que atuam em atividades turísticas participaram do programa de desenvolvimento de qualidade promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio/PR em 2017/2018. Dessas, 138 alcançaram bons índices e conquistaram o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná.
Nesta sexta-feira (27/4), ocorrerá a grande final: representantes de todas elas estarão em Curitiba, para acompanhar a premiação das três primeiras de cada categoria. A solenidade fará parte do 24º Salão Paranaense de Turismo. Entre as concorrentes, 26 são de Maringá e sete da região.
As outras são das regiões dos Campos Gerais (19), Curitiba (23), Foz do Iguaçu (21), Litoral (17), Londrina (24) e União da Vitória (1). A região de Maringá lidera, com 33 empresas concorrentes. Das participantes, 97% aderiram a ações de sustentabilidade e responsabilidade social.
Empresas de Maringá que estão na final
HOSPEDAGEM
- Hotel Golden Ingá
- Hotel Astória
- Hotel Ipiranga
- King Konkort Hotel
GASTRONOMIA
- Albadore Ristorante e Pizzeria
- Atari Bar
- Baco Espaço Gatronômico
- Boteco do Neco
- Budega 18
- Panificadora Camponesa
- Cervejaria Cathedral – Fábrica Bar
- Della Re Buffet e Eventos
- Eden Beer
- Firula Bar
- Hands Bar Board Games
- Panificadora Holandesa
- Rock and Honda – Unidade Tiradentes
- Villa Gourmert Restaurante
- Casa da Mãe Joana Hamburgueria
- Casa de Bamba
- Flaninnigan’s Irish Pub
TRANSPORTADORA TURÍSTICA
- Grandtour Viagens & Turismo
- Ingá Vans Transporte & Turismo
- Valtur Transporte de Turismo
ORGANIZADORAS DE EVENTOS
- Bússola de Eventos
- Agência VQV Eventos
Empresas da região que estão na final
MEIO DE HOSPEDAGEM
- Grande Hotel – Paranavaí
- Tonello Business Hotel – Campo Mourão
GASTRONOMIA
- Cantina Biodere – Umuarama
- Cayenna Steak House & Sushi Bar – Campo Mourão
- Mein Haus Churrascaria / Guido Steakhouse – Paranavaí
- Kizuná Restaurante Oriental – Umuarama
- Recanto do Peixe – Umuarama
Programa dura até dois anos e abre portas
A chancela Selo de Qualidade no Turismo do Paraná incentiva a melhoria da competitividade e reconhece empreendimentos que investirem em gestão e qualidade. Entre os critérios avaliados estão excelência em gestão, processos essenciais de cada setor e qualidade no atendimento ao cliente.
O processo de implementação de melhorias na empresa e a certificação dura até dois anos. Tudo começa com um diagnóstico, que origina um relatório com o plano de inovação e melhorias. Além das capacitações específicas, também são promovidas ações coletivas com o grupo participante do Programa.
“Pegamos um aspecto que é comum a todos, como inovação, por exemplo, para trabalhar coletivamente. Também são realizadas viagens de benchmarking a destinos semelhantes, para que os empreendedores se inspirem com as melhores práticas no seu segmento”, diz a consultora do Sebrae, Patrícia Albanez.
O objetivo de associar a marca ao Selo de Qualidade no Turismo Paraná – que atesta qualidade em gestão, processos e serviços oferecidos – é aumentar a credibilidade dos pequenos negócios paranaenses e garantir, assim, um diferencial competitivo no mercado.
“Trata-se de um reconhecimento técnico, que proporciona às empresas um reposicionamento no mercado. O grupo que tem o Selo também recebe prioridade nas ações de acesso a novos mercados promovidos pelo Sebrae/PR, como participação em feiras e eventos, rodadas de negócios e missões de benchmarking”, afirma Patricia.
O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions e Paraná Turismo.
- Onde: ExpoUnimed, em Curitiba
- Quando: Sexta-feira, 27/4, às 18 horas
Comentários estão fechados.