Eduardo Saron, diretor superintendente do Itaú Cultural, vem a Maringá falar sobre o mercado dentro das artes e da cultura. Palestra tem inscrição gratuita, saiba como participar

  • Patrocínio, apoio cultural, aprovação em leis de incentivo, financiamento coletivo, apoio institucional. Produzir arte exige investimento e é sobre o funcionamento deste mercado que o diretor superintendente do Itaú Cultural, Eduardo Saron, irá falar em Maringá.

    A palestra “O mercado cultural e artístico no Brasil” será realizada na quarta-feira (28/3), às 19 horas, no Auditório Dr. Miguel Kfouri Neto, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). A promoção é do Instituto Cultural Ingá (ICI), em parceria com o Itaú Cultural.

    Eduardo Saron é mestre em Administração, com foco em Cidades Criativas, e é pós-graduado pela USP, em Turismo Cultural. Ela atua no Instituto Itaú Cultural (IC) há 14 anos, e atualmente é responsável pelos Projetos Culturais.

    O objetivo é permitir que empresários, produtores culturais e artistas de Maringá e região tenham a oportunidade de conhecer melhor o cenário cultural, com destaque para o conceito de mercado existente nas artes.

    “A ideia central é discutir modelos de atuação das instituições no campo da cultura no nosso país”, antecipa Saron.

    Ele lembra que ao longo dos últimos 100 anos, o modelo cultural brasileiro de atuação institucional passou por diversos marcos e mudanças de perfil.

    “Nas últimas décadas houve um hibridismo de atuação, aprofundado pela presença das leis de incentivos e da implantação do modelo das Organizações Sociais. Considero que estamos vivenciando uma quarta onda de modelo de atuação institucional na cultura e pretendo desenvolver este tema em nosso encontro”, afirma.

    O Instituto Itaú Cultural é reconhecido pelo modelo institucional marcado por uma forte atuação na cena cultural e artística. “O Itaú Cultural deve ser parâmetro para demais entidades que acreditam na Cultura como forma de desenvolvimento na sociedade”, diz  o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando.

    Segundo Saron o Itaú Cultural observa e ampara várias iniciativas que se dedicam a perceber, ouvir e permitir representatividade dos diversos brasis.

    “Destaco duas em especial: o Programa Rumos Itaú Cultural e a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura. Essas ações estão fortemente ligadas ao fomento e à formação de estudantes, artistas, pensadores, pesquisadores que atuam no campo da arte e da cultura. O alcance desses programas cobre todo o Brasil.”

    Saiba mais sobre o trabalho de Eduardo Saron

    Saron também faz questão de destacar o Observatório Itaú Cultural, que ajudou a criar em 2006, que tem na gestão, na economia e nas políticas culturais. “Tem o objetivo de estudar e debater esses temas, estimular a reflexão sobre eles em seus vários aspectos e analisar os indicadores nacionais”, pondera.

    Por meio do Observatório, explica o diretor, são realizados seminários, encontros e palestras em todo o Brasil, além de cursos gratuitos pela web, como o de especialização em gestão cultural, em parceria com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais, a Cooperação da Universidade de Girona, Espanha, e o de especialização em gestão e políticas culturais EAD (Ensino a Distância).

    O Instituto Itaú Cultural foi concebido por Olavo Egydio Setúbal e criado pela Lei nº 7505, de 3 de outubro de 1986. Saron diz sentir orgulho em estar na direção. “O que mais me emociona é a possibilidade de aprendizado diário sobre as questões contemporâneas que nos tocam, além da possibilidade de ajudar a fazer pontes entre sujeitos, ideias e pensamentos”, diz.

    Serviço

    • Data: 28/03
    • Horário: 19h
    • Local: Aud. Dr. Miguel Kfouri Neto (ACIM)
    • Endereço: Rua Basílio Sautchuk, 388 – Centro | Maringá (PR)

    FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITAMENTE AQUI!

     

    Comentários estão fechados.