O setor de serviços relacionados ao turismo e aos eventos faturou R$ 129,659 milhões em Maringá, em 2017. O valor é 5% superior ao registrado em 2016, quando o faturamento do setor foi de R$ 123,574 milhões.
O levantamento é do Observatório do Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau. Nos meses com melhor faturamento, grandes eventos foram sediados em Maringá.
Em novembro, mês com melhor desempenho, R$ 12,360 milhões foram destinados para a contratação de serviços ligados ao trade turístico. No período, a cidade recebeu o Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com 8.225 candidatos de outras cidades.
Maio de 2017 teve o segundo melhor desempenho com faturamento de R$ 11,836 milhões. O destaque no período foi a realização da 45ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá) e eventos técnicos e acadêmicos como a 5ª Reunião de Ciência do Solo e 2º Simpósio de Solos Arenoso, além do XI Congresso Jurídico (Conjuri).
Em março, que registrou faturamento de R$ 11,836 milhões, teve a Calouro Folia e também competições esportivas de diversas modalidades, como vôlei, basquete, triathlon, handebol e beach tennis sediadas em Maringá.
Na lista dos meses com faturamento mais expressivo aparecem ainda julho (R$ 11,703 milhões) e dezembro (R$ 11,106 milhões), quando, respectivamente, aconteceram os vestibulares de inverno (com 7.419 concorrentes de outras cidades) e de verão (com 5.258 candidatos de outras cidades) da UEM.
Pesquisa sobre faturamento tem como base o ISS
A pesquisa foi realizada com base no Imposto Sobre Serviço (ISS) de quase 50 segmentos econômicos do trade turístico, como rede hoteleira, agências de viagem e buffets.
Em todos os segmentos relacionados ao turismo e eventos, o tributo é 3% do faturamento. Apenas com o ISS do setor turístico, a Prefeitura de Maringá arrecadou R$ 3,889 milhões em 2017, contra R$ 3,704 em 2016.
O Observatório do Turismo e Eventos reúne informações sobre os potenciais e as carências do turismo e eventos da cidade.
São monitorados, além do ISS Turístico, a tarifa média cobrada pelos hotéis; a taxa média de ocupação dos hotéis; o mercado de trabalho ligado ao turismo; a malha rodoviária; a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a movimentação terrestre pela Viapar.
O projeto é patrocinado pela Viapar e tem, ainda, apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Cooper Card e Sebrae.
Todos os dados estão disponibilizados gratuitamente no site do Observatório do Turismo e Eventos.
Faturamento por mês em 2017
- Janeiro: R$ 9,523 milhões
- Fevereiro: R$ 8,763 milhões
- Março: R$ 11,800 milhões
- Abril: R$ 10,093 milhões
- Maio: R$ 11,836 milhões
- Junho: R$ 10,840 milhões
- Julho: R$ 11,703 milhões
- Agosto: R$ 10,636 milhões
- Setembro: R$ 10,196 milhões
- Outubro: R$ 10,803 milhões
- Novembro: R$ 12,360 milhões
- Dezembro: R$ 11,106 milhões
TOTAL: R$ 129,659
Faturamento por mês em 2016
- Janeiro: R$ 8,740 milhões
- Fevereiro: R$ 10,820 milhões
- Março: R$ 9,076 milhões
- Abril: R$ 8,666 milhões
- Maio: R$ 10,120 milhões
- Junho: R$ 9,833 milhões
- Julho: R$ 12,873 milhões
- Agosto: R$ 10,520 milhões
- Setembro: R$ 10,040 milhões
- Outubro: R$ 10,520 milhões
- Novembro: R$ 11,140 milhões
- Dezembro: R$ 11,226 milhões
TOTAL: R$ 123,574
Comentários estão fechados.