Procon de Maringá vai realizar mutirão para população renegociar dívidas com bancos e cooperativas de crédito

Compartilhar

Quem tem débitos em bancos, administradoras de cartão de crédito e cooperativas de crédito, terá uma boa oportunidade de quitar as dívidas e passar o fim de ano mais tranquilo.

O Procon de Maringá vai realizar, entre os dias 20 e 24 de novembro, a primeira edição de um mutirão para renegociação de dívidas bancárias. A ação é uma parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Procon.

Segundo o gerente de planejamento do Procon de Maringá, Danilo Bueno, o objetivo do mutirão “é que no final do ano, o crédito seja restituído. É o período em que a população tem necessidade de crédito”.

Ele acredita que 80% das dívidas deverão ser quitadas durante o mutirão. “A gente imagina uma grande adesão, a nossa ideia é divulgar para o máximo de pessoas”, diz.

De acordo com o gerente, vários pontos de negociação estarão espalhados na cidade para que as pessoas possam preencher um formulário com dados pessoais e da dívida – o próprio devedor irá apresentar a proposta de pagamento.

“O mais importante é o consumidor fazer a proposta sugerindo as condições de pagamento. É a pessoa que vai entender quanto ela vai pagar, não é o banco que vai determinar. O banco só vai avaliar a possibilidade de acatar a proposta”, afirma Bueno. 

Após o consumidor preencher o formulário, os bancos deverão entrar em contato para realizar a negociação da dívida. De acordo com Danilo Bueno, “além de parcelamentos, vão haver oportunidades de desconto de até 90% em alguns casos”.

Depois de 10 dias do fim do mutirão, o Procon vai receber relatórios dos bancos informando qual foi a decisão tomada em cada pedido de renegociação.

O ponto  que deve atrair o maior número de pessoas será o da Praça Raposo Tavares. Em um dos dias do mutirão, equipes do Procon estarão no local ajudando os consumidores que desejam quitar as dívidas.

“Vamos fazer um horário diferenciado, das 7h às 10h e das 16h às 19h, para quem vem e volta do trabalho também ter a oportunidade”, informou Bueno.

Em Sarandi, as ações deverão ser realizadas na sede do Procon, na prefeitura e na Autarquia de Águas. As pessoas também poderão procurar a sede do Procon de Maringá, no horário de atendimento, das 8h até as 17h.

Além dos pontos espalhados nos lugares onde há maior concentração de pessoas, como Avenida Mandacaru, Jardim Alvorada e Conjunto Requião, o consumidor também terá oportunidade de fazer o renegociamento da dívida pela internet no portal do consumidor – plataforma monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Para preencher o formulário, o consumidor precisa fazer um cadastro com login e senha para enviar a proposta de casa, a qualquer horário do dia.

Caixa já iniciou campanha de renegociação

Segundo Danilo Bueno, grandes agências como Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco vão participar do mutirão. “A parceria com a Febraban vai disponibilizar o contato com todos os bancos. O apoio da federação incentiva os bancos a participarem conosco”, explica Bueno.

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que já está com uma campanha de renegociação de dívidas, chamada #Quitafacil. Em dívidas de contratos comerciais, incluindo cartões Caixa, consignados, financiamentos de automóveis e empréstimos pessoais, o desconto pode chegar a 90%.

Os financiamentos habitacionais não são contemplados na campanha #Quitafacil. O índice de inadimplência nacional nesse tipo de financiamento encerrou o primeiro semestre deste ano com redução de 0,75% em 12 meses.

Já o índice de inadimplência nos financiamentos habitacionais alcançou 2,51% e ficou abaixo da média de mercado, que é de 3,74%.

Para saber se o débito faz parte da campanha da Caixa, o cliente pode consultar as condições no site ou dirigir-se a qualquer agência com documento de identificação e CPF.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas