Pesquisa da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostra que a venda de veículos novos no Brasil subiu 24,5% em setembro ante o mesmo mês de 2016 e 7,35% no acumulado nos nove primeiros meses do ano.
A tendência nacional de retomada de mercado também se deu nas concessionárias de Maringá, especialmente nos cinco modelos que também lideram o ranking brasileiro.
O gerente de vendas da Zacarias Chevrolet, por exemplo, diz que o aumento acumulado no ano passa de 50%. E que o Onix, o mais vendido no Brasil, puxa os números para cima.
No levantamento da Fenabrave, os cinco modelos zero quilômetro mais vendidos no Brasil de janeiro a setembro deste ano foram Chevrolet Onix (134.217), HB20 Hyndai (79.365), Ford KA (68.256), Renault Sandero (55.560) e Volkswagem Gol (55.295).
56% das vendas da GM em Maringá são Onix
Marco Pogioli, gerente de vendas da Zacarias Chevrolet, afirma que os carros da família Onix são os mais comercializados na cidade. “Foram 126 Onix em setembro, de 205 veículos vendidos. Ou seja, o Onix representou 56% das vendas do mês”.
Segundo ele, a marca tem uma penetração maior na cidade: “A média da Chevrolet no Brasil é de 18% nos emplacamentos. Em Maringá, a penetração é de 25,51%”.
Os números que mais expressam o aquecimento das vendas da Zacarias são os acumulados de janeiro a setembro deste ano ante o mesmo período de 2016: de 1.327 veículos comercializados no ano passado, foi para 2.088 – um crescimento de 57%.
HB20 representa 78,8% das vendas da Lovat
Este ano, a Hyundai Lovat teve um aumento de cerca de 20% nas vendas de veículos novos: em nove meses já são 675, ante 562 do ano passado. O HB20, segundo carro mais comercializado no Brasil, representa 78,81% das vendas da concessionária maringaense.
O gerente de vendas Osnir Souza, destaca que apesar do aumento significativo acumulado no ano, houve meses de melhor desempenho. “Os meses que fizemos os melhores números foram, sem dúvida, os meses de junho e agosto”, destacou.
30 Ford KA são vendido por mês em Maringá
De acordo com o gerente comercial da Ford Center Maringá, Clóvis Marcelo de Almeida, a concessionária vendeu cerca de 720 veículos este ano.
“Em média, estamos vendendo 80 veículos por mês. Pelo que a Ford é hoje, ainda é um número baixo para gente. Mas, de fato, houve uma melhora significativa”, explicou.
O Ford Ká, terceiro carro mais vendido no Brasil, tem uma média de 30 vendas mensais na Ford Center – que representam 37,5% do total da concessionária, segundo Almeida.
Sandero perde espaço para Renault Kwid
Na Fórmula Renault Maringá o lançamento do Renault Kwid, segundo o gerente comercial Jovancir Júnior, impulsionou significativamente as vendas da concessionária.
“O primeiro semestre ainda foi tímido. Mas o segundo semestre foi muito bom. Para se ter uma ideia, setembro foi o nosso melhor mês nos últimos 3 anos”, disse.
O Sandero – quarto carro mais vendido no Brasil -, de acordo com Junior, sempre representou uma parcela significativa das vendas da Renault.
“O Sandero sempre foi nosso ‘carro-chefe’. Representava uma média de 50% nas nossas vendas. Mas o Kwid entrou forte, representando 70% das vendas desde seu lançamento”, explicou.
Gol puxa vendas das lojas VW na cidade
A Volkswagen, que ocupa a quinta posição nacional com o Gol, tem duas concessionárias na cidade, a Servopa e a Somaco.
Na Servopa, o gerente comercial Alairton Bregolim afirma que está havendo um aumento gradativo na procura por carros novos, principalmente em modelos mais caros, como Jetta e Amarok.
Para Bregolim, o melhor mês do ano foi setembro. “O mês passado foi disparado o melhor mês do ano. O número de vendas superou em 30% o segundo melhor mês”, ponderou.
Já o gerente de vendas da Somaco, Carlos Alberto Lang, disse que cerca de 60% das vendas da concessionária são de Gol. No ano passado todo, entregou 953 veículos, sendo 572 da família Gol.
Em setembro de 2016, Carlos Alberto disse que foram vendidos 37 Gol e este ano o número saltou para 129. Observou, no entanto, que a montadora teve problemas durante quatro meses do ano passado e faltou produto.
“Em setembro, um único cliente comprou 66 Gol. É o modelo mais procurado pelas locadoras e donos de frotas de uma forma geral”, disse, acrescentando que a procura pelo Up! também tem aumentado.
Comentários estão fechados.