3 aprendizados do CONARH 2023

CONARH
Compartilhar

É hora de repensar o hoje em uma realidade plural. A pluralidade de ideias é uma grande aliada na busca por soluções criativas e eficazes. Esse foi o grande tema da 49ª edição do CONARH 2023, um dos maiores eventos de gestão de pessoas da América Latina.

Como reimaginar o presente numa realidade diversa?

Como unir empresas, indivíduos e tecnologia em busca de resultados?

Eu e minha equipe tivemos o privilégio de viver essa grande imersão sobre pessoas, negócios e tecnologia e participamos de conferências, workshops e discussões abrangendo variados tópicos como diversidade, carreira, gerenciamento de performance, inovações digitais e tecnologia – fatores cruciais que afetam tanto organizações quanto pessoas.

Realizado nos dias 8, 9 e 10 de agosto e realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o congresso contou com seis palestras principais, vinte e oito simultâneas e duas arenas de conhecimento, totalizando mais de 25 horas de conteúdo ministrado por especialistas nacionais e internacionais, beneficiando mais de 20 mil participantes.

Concomitantemente, a EXPO ABRH, uma feira de negócios, ocupou um pavilhão com mais de 24 mil metros quadrados, abrigando mais de 170 expositores que apresentaram as últimas inovações e tecnologias do setor.

Hoje, quero explorar os três principais aprendizados do evento para refletirmos e aplicarmos mudanças completas em nossas organizações, sempre buscando alcançar os resultados e o bem-estar das pessoas que compõem a nossa empresa.

3 aprendizados do CONARH 2023

Aprendizado 1. Cuidado com as pessoas e propósito é o futuro para negócios sustentáveis

Cuidar das pessoas e abraçar um propósito é mais do que uma estratégia; é uma missão que ecoa em todas as ações e decisões da empresa. O bem-estar dos colaboradores, a criação de um ambiente inclusivo e inspirador e o alinhamento com um propósito significativo são os pilares sobre os quais se constrói a cultura corporativa.

Uma organização que prioriza o cuidado com as pessoas colhe uma equipe engajada, criativa e dedicada. A valorização dos indivíduos não só eleva o moral, mas também aumenta a produtividade e a retenção de talentos. Com um propósito bem definido, a empresa transcende a busca por lucro e torna-se uma força motriz que inspira colaboradores e atrai clientes leais.

Aprendizado 2. Tudo começa nas habilidades

No cerne de qualquer empreendimento bem-sucedido estão as habilidades da equipe. Investir na capacitação e no desenvolvimento contínuo dos colaboradores é como polir diamantes brutos. Essa lapidação constante permite que as equipes adquiram e aprimorem as competências necessárias para enfrentar desafios em um mundo em constante evolução.

Habilidades técnicas e emocionais são os blocos de construção da excelência operacional. Uma equipe altamente habilidosa não apenas entrega resultados, mas também abraça a inovação, liderando o caminho para novas soluções e oportunidades.

Você já investe nas habilidades da sua equipe? É mais fácil contratar uma pessoa alinhada à sua cultura e treiná-la do que contratar um super profissional que não se adaptará e transgredirá a sua cultura, por isso, lembre-se: habilidades são treináveis.

Aprendizado 3. Filtre e priorize: as evoluções continuarão a acontecer cada vez mais rápido.

O ritmo frenético da evolução requer uma abordagem criteriosa para o aprendizado. À medida que o conhecimento se expande, filtrar e priorizar o que é relevante é essencial. A capacidade de adaptar-se e aprender com agilidade é um diferencial crucial.

Organizações que entendem o valor do aprendizado constante não só se mantém à frente da curva, mas também são capazes de tomar decisões informadas e estratégicas. A filtragem do que é essencial permite que os recursos sejam direcionados de forma eficaz, garantindo que a organização permaneça enxuta e focada em seus objetivos.

Um setor de RH bem estruturado é fundamental para qualquer empresa que visa alcançar seus resultados e perenidade

A sua empresa possui um RH estruturado e capaz de realizar a diferença nos seus resultados? Conte com a Trianon RH e Negócios e nosso time de profissionais capacitados para criar um departamento forte que realmente zela pelo crescimento da empresa e é orientado para atingir os objetivos.

Nós oferecemos uma consultoria completa, com soluções personalizadas, inovadoras e tecnológicas para melhorar a gestão de pessoas da sua organização e todos os subsistemas do RH.

J Rodolfo Grou

Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
@J.RodolfoGrou


Compartilhar