Paraná: seis atrativos para investir no Estado

Paraná

Nem sempre valorizamos o suficiente nossa própria terra, mas deveríamos. Isso ajuda a fomentar todo seu potencial e a driblar os problemas. Por isso, depois de falar sobre Maringá e sobre Londrina, vamos tratar dos vários atrativos do Paraná para investidores, empresários, empreendedores. Vários deles estão representados em dados. Por exemplo:

O Paraná é segundo Estado mais competitivo do Brasil, segundo pesquisa da empresa inglesa “The Economist Intelligence Unit”;

E as cidades de Curitiba, Maringá e Londrina conquistaram, respectivamente a 4ª, 8ª e  13ª posições no ranking das melhores cidades brasileiras para se investir em 2017, do Instituto Endeavor.

E o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, de R$ 415,8 bilhões , é o quinto maior do Brasil, segundo o IBGE.

Destaques do Paraná

1) Equilíbrio das contas públicas: que tiveram superávit de R$ 1,97 bilhão, em 2017, conforme a Agência de Notícias do Paraná.

2) Crescimento acima da média nacional: O PIB do Paraná Estado cresceu 2,5% em 2017, enquanto que o PIB do Brasil brasileiro cresceu 1% no mesmo período. Os dados são Do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social)

3) Setores econômicos fortes: O Paraná é o maior produtor de carnes do Brasil e o segundo de grãos. A indústria automobilística e de máquinas e equipamentos é aquecida no Estado. Os setores de comércio e serviços também são muito fortes no Estado e, em 2017, cresceram mais do que o dobro da média nacional, de acordo com o Ipardes). Há diversos Arranjos Produtivos Locais (APLs) espalhados pelo Estado em setores como:

-Software e Tecnologia da Informação;
-Móveis;
-Madeira;
-Louças e Porcelana;
-Cal e calcário;
-Alumínio;
-Confecções;
-Equipamentos e Implementos Agrícolas;
-Instrumentos Médicos e Odontológicos;
-Metais Sanitários;
-Derivados de Mandioca;
-Bonés. (Veja Mapa que relaciona cidades e APLs )

4) Instituições de apoio: Cada setor produtivo do Estado tem instituições fortes que o apoiam. Na indústria, a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); no varejo, serviços e turismo, o  Sistema Fecomércio, Sesc, Senac apoia empresas do setor de varejo, serviços e turismo; a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) representa 290 associações comerciais; A agricultura, conta com o Sistema Faep, a saber: o Senar (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural) Paraná, a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e  sindicatos rurais; e Sistema Ocepar é o ponto de apoio para o cooperativismo, bastante destacado no Paraná.

Destaques do Paraná

5) Infraestrutura: Paraná está na rota de países do Mercosul. Tem boa infraestrutura de aeroportos e de portos. Oferece segurança energética porque  é o maior gerador de energia elétrica do Brasil; além disso, tem  grande potencial de geração de biomassa, e capacidade de captação da radiação solar, inclusive aqui no Noroeste do Estado.

6) Capital humano: Com  399 municípios, e mais 11 milhões de pessoas, seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,749, de acordo com o IBGE. O sistema educacionais é fomentado no Estado por meio de incubadoras tecnológicas e de grandes universidades. Seis delas entre as cem melhores da América Latina, segundo a pesquisa “Latin America University Rankings 2018” (Ranking das Universidades Latino-Americanas 2018, em tradução livre para o português) da revista inglesa Times Higher Education. Clique aqui para saber quais são e a posição de cada uma !

Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
Você também está convidado a conectar-se a ele usando: [email protected] / (44) 3029-5309 / Whatsapp (44) 9923-4544 / www.dernegocios.com.br
Últimas vagas de Empregos