por Vitor Germano
O dia das mães, no segundo domingo de maio, que neste ano cai dia 12/05, é a segunda maior época do ano para o comércio, movimentando mais de R$ 30 Bi. Fica atrás só do Natal.
Conforme dados da Fecomércio PR e Sebrae/PR, as vendas devem se intensificar na semana que antecede a data: a maior parte dos filhos, 82,5%, deixa pra comprar o presente na última hora, durante a semana ou no mesmo dia.
Os presentes mais populares são roupas, bolsas, calçados, perfumes, cosméticos, e flores.
As compras pela internet aumentam a cada ano, mas o comércio de rua continua sendo a opção mais recorrente para aquisição dos produtos. Os pagamentos à vista são preferência para efetuar a compra, com o crescimento significativo do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.
A data também movimenta o setor de bares e restaurantes. Apesar dos desafios enfrentados, um quarto dos empreendedores pretendem contratar no primeiro semestre do ano, e 51% vão manter o quadro de funcionários.
A tendência é que essas novas vagas visem suprir a alta demanda das duas dadas mais rentáveis para o setor: Dia dos Namorados e Dia das Mães.
Capacitação
De acordo com sondagem da Fecomércio/PR e da Sebrae/PR realizada no último dia das mães, os principais fatores de influência na decisão de comprar são a qualidade do produto e o atendimento do vendedor.
Por isso as equipes precisam estar preparadas para atender os clientes para aproveitar a oportunidade do evento sazonal. O sistema Fecomércio Sesc Senac PR promove, no mês de abril, a “Semana de Preparação para Vendas de Dia das Mães”.
A programação do evento inclui palestras e workshops gratuitos nas unidades Sesc e Senac do Paraná.
Foto: Franklin Freitas
Comentários estão fechados.