Comércio já está se preparando para o Dia das Mães

Data comemorativa é segunda data mais importante do ano para o comércio, movendo cerca de 30 Bilhões e perdendo só para o natal.

  • por Vitor Germano

    O dia das mães, no segundo domingo de maio, que neste ano cai dia 12/05, é a segunda maior época do ano para o comércio, movimentando mais de R$ 30 Bi. Fica atrás só do Natal.

    Conforme dados da Fecomércio PR e Sebrae/PR, as vendas devem se intensificar na semana que antecede a data: a maior parte dos filhos, 82,5%, deixa pra comprar o presente na última hora, durante a semana ou no mesmo dia.

    Os presentes mais populares são roupas, bolsas, calçados, perfumes, cosméticos, e flores.

    As compras pela internet aumentam a cada ano, mas o comércio de rua continua sendo a opção mais recorrente para aquisição dos produtos. Os pagamentos à vista são preferência para efetuar a compra, com o crescimento significativo do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.

    A data também movimenta o setor de bares e restaurantes. Apesar dos desafios enfrentados, um quarto dos empreendedores pretendem contratar no primeiro semestre do ano, e 51% vão manter o quadro de funcionários.

    A tendência é que essas novas vagas visem suprir a alta demanda das duas dadas mais rentáveis para o setor: Dia dos Namorados e Dia das Mães.

    Capacitação

    De acordo com sondagem da Fecomércio/PR e da Sebrae/PR realizada no último dia das mães, os principais fatores de influência na decisão de comprar são a qualidade do produto e o atendimento do vendedor.

    Por isso as equipes precisam estar preparadas para atender os clientes para aproveitar a oportunidade do evento sazonal. O sistema Fecomércio Sesc Senac PR promove, no mês de abril, a “Semana de Preparação para Vendas de Dia das Mães”.

    A programação do evento inclui palestras e workshops gratuitos nas unidades Sesc e Senac do Paraná.

    Foto: Franklin Freitas

    Comentários estão fechados.