Quando entramos no mundo da literatura, e principalmente desejamos ser publicados, esbarramos com as tais “vontades do mercado” que são um conjunto de regras do que precisamos seguir para que o livro tenha uma aceitação considerada relevante
- Dentre estas regras estão:
- Livros curtos, de até 300 páginas, desejavelmente até 200 páginas
- Histórias fechadas, ous eja, nada de continuações
- Uma capa nos moldes daquilo que está fazendo sucesso.
- Temas relevantes e que estejam aquecidos no mercado literário, conforme os gêneros que você escreve.
Porém, quem é artista sabe:
O artista está sempre na vanguarda.
Se você escreve algo apenas pelo modismo, quando você concluir sua obra, o consumidor estará a procura de outras outras, de um novo “hype”
o que fazer então?
Bom, tem dicas muito boas do mercado, que servem para quaisquer obras, sejam vanguardistas ou obras que se enlevam dos temas populares
- Sempre lembrar para qual público você escreve – cada público tem um tipo de linguagem, seja ela mais direta ou mais floreada, com termos específicos de cada gênero literário.
- Uma capa atrativa é sempre um bom chamariz. Não há problema em usar as capas da moda, porque você pode refazer a capa para uma próxima edição, impressão de seu livro.
- Quanto ao tamanho, cada história deve ter o tamanho que a própria narrativa pede. Algumas obras podem ser escritas em um pequeno conto, outra em noveletas, mas se sua história necessita de continuações pois há conteúdo o suficiente, não suprima sua criatividade para caber em 200 páginas.
Agora, temas dentro da história e principalmente do que você vai escrever, devem vir de dentro.
E vir daquela vontade de escrever sobre algo que nunca foi lido, ou de fatos que são importantes para você. Pois nessa caminhada de publicação, você é a pessoa que mais vai ler, reler, revisar sua obra. Imagina o martírio de passar todo esse processo, que já é cansativo com uma obra que amamos,imagina para obra que fizemos nos moldes do mercado literário.
Um conselho que eu daria para você? Não se venda, não venda sua autenticidade. Modismos vêm e vão, mas a literatura é uma marca no mundo da sua visão de mundo e da sociedade vigente.
Escreva sobre aquilo que é importante para você e sobre uma mensagem que queira passar para seu leitor,deixando sua marca para o futuro.
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