Primeiro festival online de música de Maringá terá 20 apresentações desta segunda até sexta-feira

As transmissões serão feitas a partir das 19h por meio do perfil no Instragram do FestivalNaGoma.

  • Com a pandemia do novo coronavírus, muitas atividades tiveram que se adaptar. Para levar cultura e entretenimento, a banda maringaense Banzzai idealizou o primeiro festival online de música de Maringá e região. Serão 20 apresentações de músicos locais desta segunda-feira (13/4) até sexta-feira (17/4).

    As transmissões serão feitas a partir das 19h por meio do perfil no Instragram do FestivalNaGoma. A programação prevê quatro apresentações de 40 minutos por noite, com shows até as 23 horas.

    “O festival NaGoma vem para estimular o cenário da música local, autoral e independente. Impactado por esse contexto da quarentena, a ideia surgiu como um meio de combater o desgaste humano gerado pelo isolamento social”, explica João Paulo Fiorenza, um dos idealizadores do festival.

    Fioreza conta que as mudanças de hábitos, provocadas pelo isolamento social, prejudicam muito o cenário artístico e musical local. Segundo ele, as apresentações por Live são uma forma de combater o tédio e entreter o público para que fiquem em casa, enquanto consomem produto musical local.

    Sobre o processo de seleção das atações, Fioreza conta que a organização visou “democracia nos gêneros musicais”. “Procuramos incluir também artistas que estão correndo trecho regional e nacionalmente, para que tenham espaço e respiro de divulgação dos trabalhos durante a quarentena.”

    Outro critério levado em conta durante a seleção foi o conceito de fomentação do trabalho autoral e independente. Ao todo, o festival envolve vários gêneros, do reggae até o hardcore.

    O primeiro convidado a subir ao “palco digital” do NaGoma, é a banda indie/alternativo Colombus Street. O nome é uma homenagem à Avenida Colombo, que divide a cidade de Maringá. A banda abre o festival com várias músicas autorais.

    Entre as musicas que serão apresentadas nesta noite, está o mais novo lançamento da banda, Entre Linhas. Composta a partir de uma batida de bateria, a música se diferencia de outras composições da banda, na maior parte, feitas a partir de progressões de violão.

    Segundo o vocalista, Samuel Rodrigues Amaro, apesar de tudo que vem acontecendo com a pandemia do coronavírus, a banda esta otimista com a apresentação desta noite.

    “É a primeira experiencia que eu tenho tocando em um live e acho importante mostrar que mesmo em tempos como este, a música tem força. Tocar em casa não vai ser tão difícil para mim, é um lugar onde me sinto confortável. Apesar de todo esse cenário, estou otimista”, diz Amaro.

    De acordo com o vocalista, o contato com o público é muito importante para o artista durante a apresentação e vai fazer falta. “Estar em um espaço físico com o público estreita os laços dessa relação, mas com todo esse caos que esta acontecendo, é o melhor que os artistas podem fazer.”

    A ultima apresentação da noite desta segunda-feira (13/4), fica por conta da cantora Cau Russo. Vocalista, compositora e arranjadora na banda Sala de Estar, Cau tem seu espaço no cenário artístico paranaense e continua lutando pela arte em meio ao coronavírus.

    “Esse momento trouxe uma nova fronteira a ser conquistada. Essa luta contra o coronavírus está longe de acabar e vamos ter que aprender a lidar com um público onde não vai ter contato físico e o público vai reagir com delay às suas falas”, diz a cantora.

    Para Cau, as lives trazem questionamentos importantes a respeito da necessidade real da arte no cotidiano das pessoas. “Eu pergunto, o que faríamos nesse momento de isolamento caso não houvesse a música, o filme, o seriado e afins?” questiona Cau.

    Veja a programação completa do Festival Online de música de Maringá; NaGoma

    • Segunda-feira (13/4):

    19:00H – Colombus Street
    20:00H – Cambaia
    21:00H – Mescalha
    22:00H – Cau Russo

    • Terça-feira (14/4):

    19:00H – Morcego Alaranjado
    20:00H – Jesus Luhcas
    21:00H – Stolen Byrds
    22:00H – Tutu Chama

    • Quarta- feira (15/4):

    19:00H – Lubs
    20:00H – Maquinamente
    21:00H – Rodolfo Rainer
    22:00H – Pipeline

    • Quinta-feira (16/4):

    19:00H – Família Estranha
    20:00H – Pedro Lobo Braza
    21:00H – Banzzai
    22:00H – Fusage

    • Sexta-feira (17/4):

    19:00H – Mariê
    20:00H – Guz
    21:00H – Samuel Samuca e a Selva
    22:00H – Barba Rala

     

    Comentários estão fechados.