Autor de livros sobre a história do Brasil, maringaense Laurentino Gomes lança novo livro na cidade em setembro

Compartilhar

O jornalista e escritor, Laurentino Gomes, lança em Maringá o novo livro “Escravidão Vol. 1 – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”. O evento vai ser no dia 18 de setembro, às 19 horas, na Livrarias Curitiba do Maringá Park Shopping Center.

A entrada é gratuita e o escritor vai atender aos leitores pela ordem numérica das 300 senhas, que já podem ser retiradas na livraria. Nascido em Maringá, Laurentino Gomes é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro titular da Academia Paranaense de Letras.

Ganhador de seis prêmios Jabuti de Literatura, Gomes é autor dos best-sellers “1808”, “1822” e “1889”. Os livros, que narram a chegada da corte portuguesa ao Brasil, a Independência e a Proclamação da República, venderam mais de 2,5 milhões de exemplares.

Com o novo livro, o escritor encara a temática da escravidão no Brasil. Este é o primeiro volume de uma trilogia de livros-reportagens que cobre um período de 250 anos sobre a história da escravidão no país. O livro narra desde o primeiro leilão de cativos em Portugal, em 1444, e segue até a morte de Zumbi dos Palmares, em 1965.

Para escrever a trilogia de “Escravidão”, Laurentino Gomes viajou por 12 países, o que rendeu seis anos de pesquisas e observações. No Instagram, o jornalista publicou vídeos com os bastidores das viagens. O próximo livro tem previsão de ser publicado no ano que vem e o último em 2021.

Em entrevista para o jornal O Globo, o jornalista afirmou que a trilogia toca “em uma chaga aberta” que define a estrutura social do Brasil. “É hora de olhar a escravidão e ver que ela é responsável pelo que somos hoje. Só isso nos fará amadurecer como democracia”. O livro lançado pela Editora Globo custa R$ 49,90.

https://www.instagram.com/p/B1BlHPXj07Q/


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas