Maringaense Tatiana Pontara vence o 23º Prêmio Avon de Maquiagem, maior concurso do país exclusivo para profissionais da área

  • A maringaense Tatiana Pontara foi a vencedora do 23º Prêmio Avon de Maquiagem, única premiação do Brasil dedicada exclusivamente aos profissionais de maquiagem e considerado uma espécie de “Oscar” nacional da arte de realçar a beleza com pincéis e cosméticos.

    A premiação ocorreu na noite desta terça-feira (4/12) em São Paulo e Tatiana foi a grande vencedora de uma das seis categorias do concurso, a Social. O desafio da final, etapa reservada a apenas três profissionais de cada categoria, foi maquiar uma modelo pré-selecionada em 40 minutos.

    O trabalho foi avaliado por um júri técnico, em quesitos como criatividade, qualidade e dificuldade de execução. Mas para Tatiana chegar lá, teve que passar por outras duas etapas. A primeira, a de inscrição. Cada profissional inscreveu um conjunto de trabalhos, avaliado por um trio de curadores.

    Os cinco melhores por categoria foram para a semifinal. Tatiana, assim como cada concorrente, teve que realizar um trabalho autoral pertinente à categoria na qual se inscreveu, com tema definido pela organização. A curadoria escolheu três por segmento, que disputaram a final ao vivo.

    Como prêmio, Tatiana Pontara assinou um acordo de parceria com a Avon de R$ 20 mil, com vigência de um ano e possibilidades de assinar trabalhos para a marca. Mais R$ 3,5 mil em produtos e cursos de capacitação internacional. Tatiana sonhava vencer o concurso.

    Até então, ela havia chegado à semifinal cinco vezes e à final três vezes. Logo depois de receber a notícia que estava na final, Tatiana disse ao Maringá Post que “levar o Prêmio Avon é o auge da carreira de um maquiador, é um sonho. Dessa vez me sinto mais madura e preparada”. Estava certa.

    Tudo começou quando ainda era criança. Ficava observando sua avó costurar vestidos de noiva e, como se tivesse decidido ser parte dos preparativos da protagonista da festa, passou a fazer maquiagem por hobby. Tinha 13 anos. Aos 18 passou a levar a carreira à serio e se capacitar.

    Cursou a faculdade de fisioterapia e se especializou em dermatologia. Em 2009, ganhou um concurso da marca Catharine Hill e como prêmio fez um curso em São Paulo, onde aprendeu técnicas que utiliza até hoje, como “airbrush”, uma espécie de pincel de ar.

    Por sete anos deu aulas de Maquiagem e Embelezamento Pessoal para alunas de Cosmetologia na Unicesumar. Até 2014, trabalhou com fisioterapia dermatofuncional, quando decidiu se dedicar exclusivamente à maquiagem. Ficou famosa e hoje assina uma linha de produtos cosméticos da ByFemme.

    Como fazia ocorria com a avó, seu maior público é de noivas. “Todos os fins de semana temos pelo menos uma noiva”, diz Tatiana, que também é popular nas redes sociais, com mais de 36 mil seguidores no Facebook e 47 mil no Instagram. Ah, ela avisa que ainda tem horários na agenda para o fim de ano.

    Comentários estão fechados.