Maringá terá uma Copinha do Mundo de Futebol Feminino Infantil, que também será realizada em outros cinco países

Por: - 9 de novembro de 2018

A estudante francesa de Engenharia Civil Alice Aulanier, apaixonada por futebol, escolheu o Brasil para fazer um intercâmbio. Mas ao chegar na Universidade Estadual de Maringá (UEM) logo descobriu que por aqui, assim como no seu país, futebol é um esporte masculino.

Mas não se acomodou com a decepção e decidiu agir. Se juntou a outra estudante da UEM, do curso de Direito e, assim, a francesa e a brasileira Mariana Scalassara passaram a desenvolver um projeto para sensibilizar e incentivar a prática do futebol feminino junto a meninas de 12 a 14 anos.

Inspiradas na Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa, que será realizado em 2019 na França, Alice e Mariana decidiram promover a Copinha do Mundo de Futebol Feminino Infantil de Maringá e conseguiram que o projeto passasse a ser desenvolvido em outros cinco países, um em cada continente.

Voltado para alunas de escolas públicas e particulares, estão sendo realizadas quatro tardes de treinos, nas quais serão montados os times que disputarão a Copinha, marcada para o dia 2 de dezembro, no Centro Regional de Formação em Futebol da UEM, gerido por estudantes de diversos cursos.

As coordenadoras do projeto piloto, depois da Copinha de Maringá, se reunirão com os contatos que conseguiram com universitários dos Estados Unidos, França, Bangladesh, Nova Zelândia e República de Níger, para trocar experiências e agendar os demais torneios naqueles países.

No primeiro treino, realizado no dia 3, poucas meninas compareceram, mas para o que será realizado neste sábado (10/11), até a manhã desta sexta-feira haviam 20 inscrições. “O primeiro teve o problema do feriado na sexta-feira (1) e ainda estamos começando a divulgação”, diz Alice.

“É tudo gratuito”, observa. E conta que começou a jogar futebol quando tinha 4 anos de idade, mas quando chegou na adolescência teve que parar, pois só haviam meninos praticando o esporte e encontrou resistências por parte dos garotos. Alice retornou aos campos quando fez 18 anos.

Os treinos para a montagem das equipes serão realizados nos dias 10, 17 e 24 de novembro, no campo da UEM e, em caso de chuva, no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade. Os horários são sempre das 17h30 às 19 horas. E as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelas redes sociais:

Facebook – Projeto Copinha do Mundo
Instagram – @copinhadomundo
Site – copinhadomundo.com
E-mail – [email protected]

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.