Oficina de bonecos gigantes abre a programação do VIII FESTEBOM. Espetáculos ganham as ruas, teatros e bibliotecas a partir do feriado do dia 15

Por: - 4 de agosto de 2018
O artista Itaércio Rocha em apresentação no VII FESTEBOM / Daiana Luiza

Uma oficina de bonecos gigantes abre a programação do VIII FESTEBOM, o Festival de Bonecos de Maringá. A oficina será realizada no Centro de Ação Cultural entre segunda-feira (6/8) e quarta-feira (8/8). O curso será ministrado pela artista paranaense Tadica Veiga, que será homenageada durante o festival.

Tadica Veiga é diretora de arte na Cia dos Ventos, atriz, produtora cultural e reconhecida pela atividade de bonequeira, por ser especialista na criação de bonecos gigantes. A artista é uma das fundadoras do Museu do Boneco, em São José dos Pinhais.

Outras oficinas do FESTEBOM serão realizadas nos dias 13 e 14 de agosto. Leonil Lara vai ministrar uma oficina de Bonecos de Mamulengo, Rô Fagundes realiza a oficina Da Sucata ao Boneco e Danilo Furlan faz a oficina Contando Histórias com Teatro de Sombras.

Os espetáculos e apresentações gratuitas do VIII FESTEBOM começam na quarta-feira (15/8), feriado da padroeira de Maringá. Durante cinco dias, os bonecos vão estar presentes em salões comunitários dos bairros, teatros e atividades em espaços públicos.

“O FESTEBOM é mais do que uma apresentação de bonecos. Vai muito além. É um presente para cidade e uma forma da gente mostrar o movimento tão importante e tão forte que existe em Maringá”, afirma Danilo Furlan, um dos responsáveis pelo evento.

Furlan destaca que existe uma ligação antiga da cidade com a arte dos bonecos. “Temos em Maringá o grupo Pau de Fita que já existe há 40 anos e o Leonil Lara que faz parte da história de bonecos do Brasil. Desde a década de 70, 80 temos pessoas da nossa cidade fortalecendo esse movimento”, conta.

Na edição de 2017, o festival de bonecos foi realizado no mês de novembro e o artista homenageado foi o bonequeiro Odílio Malheiros. Na edição deste ano, 13 companhias participam do festival.

Atualmente, Maringá conta com sete grupos de teatro de bonecos e seis deles vão participar do VIII FESTEBOM. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura   e tem a curadoria da Associação Arte Boa Oficina e Teatro de Bonecos.

Um dos pontos altos da festa com os bonecos vai acontecer no domingo (19/8), quando tem a Bonecata. É um cortejo de bonecos que sairá pelas ruas de Maringá convidando as pessoas para a participar.

A saída está programada para às 11 horas, em frente ao Parque do Ingá. Os artistas vão caminhar até a Praça Napoleão Moreira da Silva, na Avenida Brasil, onde serão realizadas algumas performances.

Confira a programação do VIII FESTEBOM

Saiba mais sobre as oficinas do VIII FESTEBOM

As oficinas culturais ocorrem a partir desta segunda-feira (6/8). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] As oficinas tem um limite máximo de 20 participantes.

Oficina – Criando Bonecos Gigantes
Oficineira: Tadica Veiga
Local: CAC
Data: 6, 7 e 8 de agosto
Horário: 19h às 23h

Oficina – Bonecos de Mamulengo
Oficineiro: Leonil Lara
Local: Núcleo de teatro de bonecos da UEM
Data: 13 e 14 de agosto
Horário: 19h às 23h

Oficina – Contando Histórias com Teatro de Sombras
Oficineiro: Danilo Furlan
Local: Casa da Cultura
Data: 13 de agosto
Horário: 8h às 11h | 14h às 17h

Oficina – Da Sucata ao Boneco
Oficineiro: Rô Fagundes
Local: C.A.C
Data: 13 e 14 de agosto
Horário: 19h às 23h

Empregos em Maringá

Últimas vagas de Empregos

GUIAS

Você sabe o que tem no Mercadão de Maringá? Veja o...

Aromas, sabores e culinárias de diversas regiões do Brasil e do mundo se misturam nos corredores do Mercadão de Maringá. Inaugurado em outubro de...

Conheça dez badalados salões de beleza de Maringá. Confira a sofisticação,...

Tirar um momento para cuidar da beleza é mais do que um luxo, é uma necessidade. O guia de salões do Maringá Post listou...

Veja a programação completa dos centros esportivos de Maringá para o...

A "rotina apertada" e a "falta de tempo" são algumas das desculpas mais comuns quando o assunto é sobre a necessidade de praticar atividades...

Confira cinco opções de churrascarias de Maringá e região que servem...

O churrasco, mais que uma refeição, é um rito social que une as pessoas. Pode ser em casa ou em uma churrascaria comercial, de...

Conheça 8 pousadas e hotéis fazenda a menos de 100 km...

Com a correira do dia a dia, sair um pouco da rotina e curtir um final de semana com a família é quase uma...

Saiba onde encontrar comida vegetariana e vegana em Maringá. Há casas...

A oferta de comida vegetariana e vegana cresceu muito nos últimos anos. Em Maringá, há restaurantes especializados na oferta de opções vegetarianas e veganas...