Oficina de bonecos gigantes abre a programação do VIII FESTEBOM. Espetáculos ganham as ruas, teatros e bibliotecas a partir do feriado do dia 15

  • Uma oficina de bonecos gigantes abre a programação do VIII FESTEBOM, o Festival de Bonecos de Maringá. A oficina será realizada no Centro de Ação Cultural entre segunda-feira (6/8) e quarta-feira (8/8). O curso será ministrado pela artista paranaense Tadica Veiga, que será homenageada durante o festival.

    Tadica Veiga é diretora de arte na Cia dos Ventos, atriz, produtora cultural e reconhecida pela atividade de bonequeira, por ser especialista na criação de bonecos gigantes. A artista é uma das fundadoras do Museu do Boneco, em São José dos Pinhais.

    Outras oficinas do FESTEBOM serão realizadas nos dias 13 e 14 de agosto. Leonil Lara vai ministrar uma oficina de Bonecos de Mamulengo, Rô Fagundes realiza a oficina Da Sucata ao Boneco e Danilo Furlan faz a oficina Contando Histórias com Teatro de Sombras.

    Os espetáculos e apresentações gratuitas do VIII FESTEBOM começam na quarta-feira (15/8), feriado da padroeira de Maringá. Durante cinco dias, os bonecos vão estar presentes em salões comunitários dos bairros, teatros e atividades em espaços públicos.

    “O FESTEBOM é mais do que uma apresentação de bonecos. Vai muito além. É um presente para cidade e uma forma da gente mostrar o movimento tão importante e tão forte que existe em Maringá”, afirma Danilo Furlan, um dos responsáveis pelo evento.

    Furlan destaca que existe uma ligação antiga da cidade com a arte dos bonecos. “Temos em Maringá o grupo Pau de Fita que já existe há 40 anos e o Leonil Lara que faz parte da história de bonecos do Brasil. Desde a década de 70, 80 temos pessoas da nossa cidade fortalecendo esse movimento”, conta.

    Na edição de 2017, o festival de bonecos foi realizado no mês de novembro e o artista homenageado foi o bonequeiro Odílio Malheiros. Na edição deste ano, 13 companhias participam do festival.

    Atualmente, Maringá conta com sete grupos de teatro de bonecos e seis deles vão participar do VIII FESTEBOM. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura   e tem a curadoria da Associação Arte Boa Oficina e Teatro de Bonecos.

    Um dos pontos altos da festa com os bonecos vai acontecer no domingo (19/8), quando tem a Bonecata. É um cortejo de bonecos que sairá pelas ruas de Maringá convidando as pessoas para a participar.

    A saída está programada para às 11 horas, em frente ao Parque do Ingá. Os artistas vão caminhar até a Praça Napoleão Moreira da Silva, na Avenida Brasil, onde serão realizadas algumas performances.

    Confira a programação do VIII FESTEBOM

    Saiba mais sobre as oficinas do VIII FESTEBOM

    As oficinas culturais ocorrem a partir desta segunda-feira (6/8). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. As oficinas tem um limite máximo de 20 participantes.

    Oficina – Criando Bonecos Gigantes
    Oficineira: Tadica Veiga
    Local: CAC
    Data: 6, 7 e 8 de agosto
    Horário: 19h às 23h

    Oficina – Bonecos de Mamulengo
    Oficineiro: Leonil Lara
    Local: Núcleo de teatro de bonecos da UEM
    Data: 13 e 14 de agosto
    Horário: 19h às 23h

    Oficina – Contando Histórias com Teatro de Sombras
    Oficineiro: Danilo Furlan
    Local: Casa da Cultura
    Data: 13 de agosto
    Horário: 8h às 11h | 14h às 17h

    Oficina – Da Sucata ao Boneco
    Oficineiro: Rô Fagundes
    Local: C.A.C
    Data: 13 e 14 de agosto
    Horário: 19h às 23h

    Comentários estão fechados.