Primeiros anos da música maringaense vão ser retratados em documentário. Gravações de depoimentos e recortes históricos prosseguem até setembro

  • A história da música maringaense começa a ser registrada em documentário. As gravações dos depoimentos e recortes históricos prosseguem até setembro. O trabalho vai retratar o período de 1949 a 1979.

    A produção de “Cidade Canção: os primeiros anos da música maringaense” foi contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura. O recorte temporal do filme, segundo os produtores, foi escolhido porque nesse período surgiu uma identidade musical muito forte em Maringá.

    “A música é uma forma de expressão que marcou a história de Maringá, inclusive, até o nome da cidade é um exemplo dessa relação”, destaca o coordenador do “Projeto Cidade Canção”, Lincoln Copceski.

    Ele explica que entre 1949 e 1979, a cidade vivia o período de colonização e recebeu influências de várias regiões brasileiras. Com a música não foi diferente. A miscigenação inspirou a produção dos artistas que se apresentavam em bailes, clubes e nas rádios.

    O objetivo do projeto é mostrar a importância dessa fase de efervescência cultural. Vão ser gravados depoimentos de membros de bandas, cantoras/es, compositores e outras pessoas que viveram na época.

    Notícias de jornais e documentos de acervos históricos também serão utilizados na pesquisa e montagem do filme.

    “Por meio do projeto, as próximas gerações poderão saber mais sobre as manifestações culturais e artísticas de Maringá. É uma oportunidade única, pois não há nada nesse sentido registrado em audiovisual”, destaca Copceski.

    Ele ressalta que tem sido um privilégio ouvir as fontes que vivenciaram um momento tão rico da música na cidade. “Além de documentar memórias do período, o filme vai explorar de forma sensível a passagem do tempo e a força da música no imaginário coletivo”, diz.

    As primeiras exibições do documentário “Cidade Canção – Os primeiros anos da música maringaense” estão prevista para o mês de novembro.

    O processo de produção e as pesquisas feitas para a construção do documentário serão compartilhadas pelos produtores nas redes sociais. Se quiser saber mais, acesse o perfil do Facebook ou do Instagram.

    Comentários estão fechados.