Veja quem são os pioneiros de Maringá homenageados na 29ª edição do evento organizado pela secretaria de Cultura

  • No sábado (7/7) a Secretaria Municipal de Cultura realizou a 29ª edição do Baile dos Pioneiros de Maringá. O evento no restaurante do Parque do Japão contou com a participação de cerca de 600 pessoas.

    Realizado desde 1989, o evento homenageou mais de 190 pioneiros de Maringá ao longo da história.

    Na 29ª edição foram homenageados mais dez pessoas. Por comemorar 30 anos de trabalho no Patrimônio Histórico da cidade, o historiador da secretaria de Cultura João Laércio também foi homenageado.

    Atualmente, o título de pioneiro é entregue a cidadãos nascidos ou que chegaram na cidade até 1960 e que realizaram cadastro no Patrimônio Histórico de Maringá.

    Veja a relação dos pioneiros de Maringá homenageados

    • Luiz Ferreira Viana, nascido em Caetés-PE em 1936, veio para Maringá em 1959, procedente da mesma cidade. Estabelecido inicialmente na rua Líbero Badaró, zona 07, foi trabalhar na máquina de café Fujiwara. Posteriormente exerceu a função de pedreiro.
    • Jovelina Viana, nascida em Caetés-PE em 1932, veio para Maringá em 1959, procedente da cidade onde nasceu. Casada com Luiz Ferreira Viana, teve seis filhos e dedicou-se às atividades domésticas.
    • Antonia Laquanete Cordiolli, nascida em Pitangueiras-SP em 1939, veio para Maringá em 1951, juntamente com a família. Trabalhou no sítio São José, na Estrada Guaiapó. Depois, casou-se com o sr. Laurindo Cordiolli, com quem teve seis filhos, todos nascidos em Maringá.
    • Lélio Cedaro Nascido em Cornélio Procópio-PR em 1938, veio para Maringá em 1959, procedente de Uraí-PR. Pertenceu a várias corporações musicais de Maringá e trabalhou em diversas farmácias da cidade. Aposentou-se como funcionário público e nunca abandonou seu amor à música.
    • Laura Naomi Kawatsuka, nascida em Adamantina-SP em 1951, veio para Maringá em 1957, procedente de Rolândia-PR. Trabalhou inicialmente nos serviços de bar e lanchonete, até que passou a se dedicar integralmente às atividades domésticas.
    • José Gregório dos Santos, nascido no Estado de Minas Gerais em 1937, veio para Maringá em 1954, procedente de Curitiba. Trabalhou como padeiro, ensacador e motorista, vindo a se aposentar como funcionário público municipal depois de 27 anos como motorista da Secretaria de Educação.
    • Orlando Cremoneze, nascido em Londrina em 1944, veio para Maringá em 1953, procedente de Londrina. Estabeleceu-se na Estrada Pinguim, lote 111, trabalhou como agricultor. Teve dois filhos maringaenses.
    • Zulmira de Caires Cremoneze, nascida no Estado de São Paulo em 1944, veio para Maringá em 1957, procedente do Estado de São Paulo. Trabalhando como agricultora, casou-se com o sr. Orlando Cremoneze, com quem teve dois filhos.
    • Santo Batista de Aquino, nascido em Brasília de Minas Gerais-MG em 1954, veio para Maringá em 1960, procedente de Minas Gerais. Trabalhou na fábrica de Guaraná Andrade e foi ensacador. Atualmente é Presidente Municipal do Sindicato dos Aposentados de Maringá.
    • Yolanda Maria Panosso Linares, nascida em Jaboticabal-SP em 1941, veio para Maringá em 1948, procedente de Jaboticabal. Estabelecida no sítio do Borba Gato, trabalhou muito tempo na lavoura. Teve dois filhos maringaenses.

    Comentários estão fechados.