Estão abertas as inscrições para o concurso de fotos da Câmara de Maringá, que é aberto a toda população e tem como tema árvores

Por: - 8 de julho de 2018
Foto de Suely Sanches

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do concurso fotográfico “As Árvores do Passeio Público”, promovido pela Câmara de Maringá, que podem ser feitas no site da instituição até o dia 21 de setembro.

As árvores são um grande orgulho do maringaense, que faz parte de um grupo seleto de brasileiros que tem a oportunidade de andar pelas ruas de uma grande cidade cercado pela natureza. O concurso traz justamente esse tom e convida os interessados a fazer uma releitura dessas árvores, tão protagonistas e tão coadjuvantes ao mesmo tempo.

Segundo o último censo, estima-se que Maringá tenha, hoje, cerca de 120 mil árvores em toda a cidade, divididas em 113 espécies diferentes. A principal delas é a sibipiruna com 40% do total da arborização. Está em andamento um trabalho para que a cidade se mantenha assim, mas com uma flora cada vez mais adaptada à sua realidade.

A participação no concurso não é só para fotógrafos profissionais, mas sim a todos que se interessam pela arte. O concurso é aberto à toda população. Basta enviar até duas fotos no tamanho de 20×25 cm, coloridas e em papel fosco, sem margem e a ficha de inscrição, que a pessoa já está concorrendo.

Só serão aceitas as imagens que forem feitas em Maringá e que acompanham a paisagem da cidade. A foto também precisa ser inédita, ou seja, não ter participado de nenhum outro concurso.

Todas as fotos inscritas vão fazer parte de uma exposição no hall de entrada da Câmara, que deve durar cerca de duas semanas e serão julgadas por uma comissão formada por um fotógrafo convidado e funcionários da Casa. O resultado final será divulgado na primeira sessão após a apuração, que deve ocorrer em outubro.

O concurso está em sua quinta edição. “A ideia do concurso surgiu de várias pessoas que trabalham aqui e também do pessoal que frequenta os nossos programas ‘Parlamento Jovem’ e ‘Câmara Mirim'”, explica Daisy Meira, monitora da Escola Legislativa e uma das responsáveis pelo concurso.

Em 2017 as três fotos escolhidas representavam árvores do dia a dia, que às vezes quase não se nota na rotina diária. Os vencedores, Carlos Gomes de Oliveira, Amanda Juliana da Silva e Marli Jardim Santos de Andrade, 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, da última edição conseguiram passar essa sensação em suas imagens.

O trabalho deve ser enviado pelos Correios ou entregue pessoalmente na secretaria da Câmara de Vereadores. Confira o regulamento e acesse a ficha de inscrição.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.