Uma das maiores youtubers de Maringá, Paola Aleksandra, tem mais de 128 mil seguidores e 6 milhões de visualizações. Ela fala sobre literatura e acaba de lançar o primeiro livro

  • A youtuber maringaense Paola Aleksandra anda arrancando suspiros na internet. Booktuber, terminação usada entre os blogueiros da cena literária, criou o canal “Livros e Fuxicos”. Nele, fala sobre literatura nacional e estrangeira de diversos gêneros, em especial o romance.

    A menina, que já leu cerca de 900 livros e possui mil obras em sua prateleira, é uma das maiores youtubers de Maringá. O canal conta com 128.516 mil inscritos e reúne 6.611.577 milhões de visualizações.

    Paola começou o canal na rede social em 2011, em busca de um espaço mais interativo que a permitisse expandir o blog que já possuía. Paola estava no segundo ano da faculdade.

    “Eu sentia necessidade de falar sobre outros temas. No YouTube a gente fica mais perto do público e tem mais possibilidades de agregar conteúdo do que no texto escrito”, explica Paola.

    Ela diz que 80% do seu público é feminino, de pessoas entre 16 a 29 anos do país todo. “Temos seguidores de Angola e Portugal, que também assistem aos vídeos”, complementa Paola, que nasceu em Maringá e está no auge dos seus 27 anos, cheia de planos para o futuro.

    “Meu maior objetivo é conseguir trabalhar só com isso e quebrar essa imagem de uma literatura mais rígida. Mostrar que existem livros acessíveis a todos os públicos. Quero trabalhar com isso, criar conteúdo com esse tema. A literatura vem como entretenimento e não como um peso”, afirma.

    A youtuber, formada em administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), conta com empresários do mundo literário que investem nela. Além disso, Paola Aleksandra divulga produtos e recebe as monetizações do site, o que lhe permite um retorno financeiro interessante e a permite investir em suas produções.

    “Esses anos me trouxeram bastante experiência. Tenho mais objetividade agora. Também consigo investir em cenário, iluminação e nas pessoas certas para me ajudar a ter o direcionamento certo”, explica Paola.

    “Volte para mim”, romance de Paola Aleksandra

    Paola Aleksandra publicou recentemente seu primeiro livro, “Volte pra mim”, um romance que se passa em 1826, no qual a personagem principal volta para casa depois de vários anos longe. E, ao reencontrar a família, tem que lidar com várias problemáticas que vem à tona.

    “Naquela época, a mulher era muito oprimida. Minha personagem conta um pouco isso e, por trás do romance, mostra o empoderamento feminino em uma época de opressão. Lembra um pouco a novela das 18h da Globo”, compara.

    O livro foi lançado em junho pela editora Essência, que entrou em contato com Paola devido à sua repercussão na internet. “Esse foi o primeiro. Agora estou trabalhando em outros para que possam ser lançados no futuro”, adianta Paola, que, além do Youtube, faz publicações no Instagram e Facebook.

    Comentários estão fechados.