Jornalista maringaense Edson Teramatsu lança livro com infográficos dos 78 gols marcados pelo Brasil nas cinco Copas que venceu

Compartilhar

O jornalista Edson Teramatsu, que nasceu e cresceu em Maringá e é servidor de carreira do governo do Rio de Janeiro desde 2002, acaba de lançar um livro sobre os cinco títulos do Brasil na Copa do Mundo, chamado “Campeões para Sempre: a saga da Seleção Pentacampeã em Infogols”. É filho do falecido dentista Luiz Tadami Teramatsu, que presidiu a Sociedade Cultural e Esportiva de Maringá nos anos 60.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (1987 a 1995) e especializado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília (2004 e 2005), Teramatsu, apaixonado por futebol, começou a produzir o livro por lazer, pesquisando e fazendo infográficos sobre os gols brasileros nos mundias de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Só depois escreveu sobre os lances.

Em entrevista para um programa esportivo de TV em rede nacional, ao falar do livro, disse fará a atualização “com o maior prazer”, caso a seleção de Tite conquiste o hexacampeonato da Rússia, apesar do empate em 1 a 1 com a Suíça na estreia. O livro, de 312 páginas, tem infográficos mostrando a trajetória da bola e o movimento dos jogadores nos 78 gols das cinco Copas.

Terceiro gol do Brasil na final da Copa de 1958, por Pelé na vitória de 5 a 2

Para Teramatsu, o mais bonito de todos os tempos foi o gol de Edson Arantes do Nascimento na Copa de 1958 contra a Suécia. Aos 18 anos, Pelé mata a bola no peito, dá um chapéu no zagueiro dentro da pequena área e faz o terceiro gol da partida, na final, vencida por 5 a 2. O livro também trás nove infográficos dos pênaltis sofridos pela seleção canarinho.

Aos 48 anos e subsecretário de Administração de Pessoal do governo do Rio de Janeiro desde 2013, Teramatsu fez o lançamento do livro durante a 99ª reunião do grupo Grupo Literatura e Memória do Futebol, no Auditório Armando Nogueira, no estádio Pacaembu, no último dia 9. Três dias depois, o livro teve o segundo lançamento, na tradicional Livraria Folha Seca, especializada em futebol, no Rio.

Como promoção de lançamento, durante toda a Copa 2018 os pedidos feito pelo site do Infogol tem frete gratuito. O livro custa R$ 69,90.


Compartilhar