Três frentes de massas de ar polares chegam à região de Maringá em apenas uma semana: temperaturas devem cair no domingo

Compartilhar

O sistema frontal que antecedeu a massa de ar frio que chegou ao Paraná no domingo (13/5) não foi forte o suficiente para romper a massa de ar quente e seco predominante na região. Isso explica porque a previsão de chuva dos institutos não se confirmou.

Com a formação do segundo sistema frontal, na terça-feira (15/5), o bloqueio atmosférico começou a ser rompido e o encontro das massas de ar frio e quente causou a precipitação pluviométrica em Maringá.

No entanto, o fenômeno ainda não passou, por isso a linha de instabilidade na região, o que pode provocar pancadas de chuva na quinta-feira (17/5). O céu deve ficar limpo e claro na sexta (18/5). O resfriamento desta quarta-feira (16/5) deve-se, principalmente, à nebulosidade.

As explicações são do coordenador da Estação Climatológica da UEM, professor doutor Leandro Zandonari, que informou que nova massa de ar frio, a terceira em uma semana, deve chegar à região no sábado, com previsão de pancadas de chuva.

“No domingo (20/5), ai sim, deverá ocorrer uma queda mais acentuada nas temperaturas, com a entrada de uma massa de ar polar”, adiantou o professor da UEM. Segundo ele, as temperaturas mínimas ficarão entre 7ºC e 10ºC em Maringá.

Previsão de tempo publicada pelo Simepar nesta quarta-feira (16/5): previsão de pancadas de chuva na quinta e no sábado

As baixas temperaturas tendem a permanecer até terça-feira (22/5), mas por enquanto não há previsão de geada na região de Maringá. As informações passadas por Zandonardi coincidem com as previsões feitas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas