Os internautas serão os jurados do desafio do “Prato Assinatura”. Cada uma das seis equipes do reality Mão na Massa recebeu o desafio de montar um Prato Feito (PF). “O objetivo é criar um PF conceitual, um PF contemporâneo com os ingredientes que dispomos em cada uma das bancadas”, disse o professor Vinícius Pires Martins, coordenador do “Mão na Massa”.
Os competidores tiveram uma hora para apresentar o prato aos jurados, que também avaliaram a limpeza e organização dos cozinheiros. Agora, os seis pratos foram divulgados nas redes sociais. E o melhor será escolhido pelo voto dos internautas nas redes sociais Facebook e Instagram.
O resultado da prova será divulgado às 16 horas de sexta-feira (2/3), último dia da competição gastronômica. Os competidores não contam com muito tempo para pedir votos. Os celulares dos acadêmicos foram recolhidos pela organização da competição.
Até sexta-feira (2/3), eles terão direito a ficar com o aparelho por apenas 30 minutos por dia. Todos estão em um alojamento no campus e não podem sair da instituição, exceto em casos extraordinários e emergências.
“Este projeto tem o objetivo de integração, de realmente colocar a mão na massa. Tem sim o viés da competição, mas esta deve ser lúdica, ficar em segundo plano. Na sexta-feira à noite se vocês voltarem diferentes para suas casas estaremos realizados”, afirmou o diretor de Planejamento e Ensino da Educação a Distância (EAD) da Uniceumar, Fabrício Lazilha.
Harmonização de massas e vinhos na segunda prova
Na programação do primeiro dia do reality, os participantes tiveram aula sobre vinho com o professor William Máximo e workshop de massas artesanais com Alexandre Gimenes.
Foi o preparativo para a prova de harmonização de massas e vinhos, em que cada uma das seis equipes elegeu um representante para a escolha do vinho.
A equipe Alecrim escolheu um Sangiovese italiano, que harmonizou com um pappardelle fino ao molho de ragu de calabresa. A Capim Santo harmonizou um Sauvignon Blanc chileno com capeletti recheado com ricota e salmão defumado, ao molho Alfredo. A equipe Flor de Sal combinou um Gewürztraminer francês com pappardelle com limão siciliano na massa ao molho Alfredo.
A equipe Açaí escolheu um Torrontés argentino que foi harmonizado com ravióli recheado com gorgonzola e castanhas do Pará. A Manjericão harmonizou um Carménère chileno com talharim ao molho sugo rústico e manjericão. A equipe Pimenta escolheu um Chardonnay chileno para harmonizar com agnolotti recheado com brie, damasco e castanha do Paraná ao molho bechamel.
O júri da prova foi formado pelos professores William Máximo e Alexandre Gimenez e pelos chefs Alex Lopes e Matheus Nicolosi, do AM Gastronomia, buffet de eventos de Maringá. Todos os pratos e harmonizações foram avaliados e as equipes receberam os feedbacks dos jurados, mas as notas só serão reveladas no final da competição.
“Todos os participantes estão mergulhados de corpo e alma na competição. Foi muito bom ver que nossos alunos estão recebendo uma formação de qualidade e conseguem praticar na cozinha tudo que aprendem nas aulas, tanto no Presencial, quanto na EAD. Eles estão demonstrando muito conhecimento técnico e souberam aplicar isso nas provas”, avaliou o professor Vinícius Pires Martins, coordenador do Mão na Massa.
No YouTube há vídeos com informações sobre as competições do reality Mão na Massa.
Saiba mais sobre o reality Mão na Massa
Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros do grupo campeão ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão estratégica em Negócios Gastronômicos.
Os 24 competidores foram escolhidos entre 100 candidatos que participaram da prova de seleção: preparar um Bife Wellington, bife de filé revestido com patê e duxelles, envolto em massa folhada e assado. Os vídeos dos candidatos, com o passo a passo da receita, foram avaliados por um júri de professores do curso de Gastronomia da Unicesumar.
A Unicesumar lançou o curso de Gastronomia em 2015 e já possui 2.500 alunos em 300 diferentes polos de EAD. A graduação tem duração de dois anos. Criado para atender à crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais dessa área em todo o Brasil, este é um dos cursos que mais cresce dentro da instituição.
Conheça as equipes do reality Mão na Massa
Equipe Flor de Sal
- Claudia Emilia Santos, 37, PR
- Regina Batista de Oliveira, 45, MG
- Murilo De Peder Zandoná, 25, PR
- Waleska de Figueiredo Maciel Silveira, 41, MG
Equipe Pimenta
- Alcyr Alves Viana Neto, 51, DF
- Lesly Fernandes dos Reis, 43, RJ
- Suelen Pereira de Mendonça, 33, GO
- Jaqueline de Souza Luis Silva, 23, SP
Equipe Açaí
- Edivam Gomes Dantas, 40, PA
- Wiviane Machado, 41, GO
- Izailda Maria Calvis Reis, 56, MS
- Fabiana Dias Listo Santos, 40, ES
Equipe Alecrim
- Suzana Flor Reinaldo de Andrades, 41, RS
- Viviane P. Costa, 54, SP
- Claudia Ferreira Borges de Salles Passarelli, 55, MG
- Mateus Corete da Silva, PR, 24
Equipe Capim-Santo
- Kathia Nani Chiuchetta, 50, PR
- Hannison Felipe, 28, BA
- Maria Luiza Hacke, 19, SC
- Fellipe Mathews, 26, BA
Equipe Manjericão
- Sandra Bispo de Melo, 41, GO
- Roberto Bellini Costa dos Santos, 43, RR
- Eliana Gomes Santana, 43, BA
- Alex Sandro Cobo, 36, SP
Comentários estão fechados.