Animeingá, evento voltado para cultura oriental e geek, será neste fim de semana em Maringá. Competição de Cosplay e K-pop são algumas das atrações

Por: - 15 de dezembro de 2017
Competição do jogo eletrônico League of Legends é uma das atrações do evento (Imagem/Divulgação)

Neste fim de semana o universo da cultura pop japonesa/geek e nerd, do qual fazem parte os fãs de tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries, vão participar do Animeingá 2017. Será neste sábado (16/12) e domingo (17/12), no Colégio Marista, das 11h às 21h.

A estimativa dos organizadores é que cerca de 15 mil pessoas de Maringá, cidades da região e de caravanas de São Paulo e Rio Grande do Sul participem do evento.

O organizador da Animeingá, Gustavo Neme, explica que o evento é “como se fosse uma Comic Con Experience de Maringá. É voltado para esse público diferente, mas em menor escala”, diz em referência ao maior evento nerd da América latina, realizado em São Paulo.

Neme diz que a ideia de realizar o Animeingá surgiu logo quando começaram os primeiros eventos voltados ao público nerd e geek no Brasil. A primeira edição foi em 2004 e reuniu aproximadamente 500 pessoas.

“Percebemos que não tinha nenhum evento na região sul do país. Então, alugamos um lugar e trouxemos gente de fora. Foi assim que aconteceu a primeira edição. Aos poucos, a gente tem aprimorado e aumentado o Animeingá”, afirma.

A inspiração para o nome do evento vem dos desenhos animados japoneses. Os animes, como são chamados, podem ser de diversos gêneros como terror, comédia, drama, ficção científica e entre outros e tem como uma das principais características, personagens de olhos grandes e bem definidos.

O recorde de público foi há cinco anos quando os youtubers irmãos Piologo, marcaram presença no evento. “De lá para cá, percebi que era bacana apostar em atrações nacionais para atrair mais pessoas”, revela Gustavo Neme.

Confira todas as atrações do Animeingá

Nesta edição as atrações do palco principal são a cantora e vlogueira, Ayu Brazil, que destaca-se realizando covers de músicas da Disney e de Animes, além de produções autorais. E os youtubers gORDOX, narrador de jogos eletrônicos e Muca Muriçoca, além da banda de rock maringaense Corona Kings.

Segundo Neme, apesar do evento ser voltado para o público nerd e geek, muitos pais que acompanham os filhos e muitos curiosos também participam. “Qualquer pessoa que não goste ou não entende esse mundo se apaixona no Animeingá”, garante.

Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos antecipadamente no site oficial do evento. No dia, a previsão é que o ingresso seja vendido por R$ 25.

Programação do evento (Imagem/Divulgação)

O Animeingá conta com diversas atrações para atrair o público: “Nós temos desde áreas de re-criacionismo Viking, que recria o ambiente e os costumes de luta e vestimentos da época, além de uma parte de RPG (jogo de interpretação de personagens) voltado ao tema medieval”, explica.

Além disso, os vistantes podem conferir exibição de animes e os lançamentos de episódios de fansubs – quando os próprios fãs colocam legendas em filmes ou séries de outra língua sem autorização dos criadores.

O evento também conta com um espaço medieval, bandas temáticas, danças e comidas típicas japonesas, palestras, workshops de artes marciais e estandes de vários lugares do país para vendas de produtos da cultura geek e oriental.

O Sakura Maid Café é outra atração. O Maid Café é um estilo de cafeteria que surgiu no japão e os vistantes serão tratados como donos de uma mansão e servidos por atendentes especiais chamadas maids – a ideia é inspirada nas empregadas que trabalhavam em grandes mansões durante a Era Vitoriana.

Outro destaque é o concurso de melhor fantasia cosplay, que premia as pessoas caracterizadas de personagens e super-heróis ligados ao mundo geek.

A competição tem diversas modalidades e os prêmios são viagens, troféus e quantias em dinheiro. Os jurados da atração são os cosplays Kitsune Raposa, Layze Michelle e Edi Carlos Rodrigues.

O Animeingá terá 28 salas temáticas como a “In Skape”, onde o vistante entra na sala e só sai depois de conseguir desvendar todos os mistérios.

Há, ainda, outras salas com temas relacionados a saga Harry Potter, Just Dance, Bord Game (jogos de tabuleiro) e salas de videogame onde são realizados os tradicionais campeonatos.

A competição de K-pop, gênero musical que surgiu na Coreia do Sul, é outra atração. O gênero musical destaca-se pelas coreografias, sincronia, o jeito de dançar e figurinos. Mais de 80 inscrições foram feitas e os finalistas se apresentam no domingo, a partir das 13h.

De acordo com o organizador, a única competição que os vistantes podem inscrever-se durante o evento é a competição de Cosplay. Os jogos e a competição de K-pop começam antes com eliminatórias realizadas pela internet e somente as finais devem ocorrer durante o Animeingá.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.