36ª Semana Literária do Sesc Maringá conta com convidados pouco conhecidos do grande público

Teixeira Coelho (Divulgação)
Compartilhar

O público maringaense, que costumava encontrar nomes badalados da literatura brasileira em edições passadas da Semana Literária do Sesc, como Milton Hatoum, Alice Ruiz, Fabrício Carpinejar e Marina Colasanti, na 36ª Semana Literária do Sesc vai se deparar com escritores conceituados, mas bem menos conhecidos do grande público. A maioria dos convidados é paranaense.

A escritora e filosofa Marcia Tiburi, até então considerada a principal atração do evento, cancelou sua participação por motivos de saúde, segundo o site do Sesc PR.

Com o tema “Literatura e(m) movimento: travessias do tempo e do espaço”, que, conforme a curadoria do Sesc PR, promove a disseminação da literatura entre diferentes culturas, encurtando distâncias, propagando o multiculturalismo e agregando conhecimento para a formação crítica dos leitores.

A Semana Literária do Sesc começa nesta segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22), das 8h às 21h30, no próprio Sesc Maringá.

A programação desta Semana Literária terá como ponto alto bate-papos e palestra com autores literários. Além disso, o público poderá assistir à apresentações artísticas, sessões de cinema, que incluem curtas infantis e documentário, e participar do lançamento de alguns livros escritos de autores locais.

O público também terá oportunidade de levar seu livro ou gibi e trocar com outras pessoas por meio da biblioteca móvel, que estará aberta durante todo o evento. Essa ação promove não só a leitura, como também a socialização e o respeito com o meio ambiente.

A Semana Literária do Sesc tem programação gratuita simultânea em 23 cidades paranaenses. É aberta para o público em geral, mas alguns programas têm restrição de idade. Os lugares são limitados e o agendamento pode ser feito pelo telefone (44) 3265-2770.

Estrela Ruiz Leminski (Divulgação)

Alguns destaques da Semana Literária:

Dia: 19/9 (terça-feira)

Teixeira Coelho
Sobre ele: Autor de livros sobre cultura e arte, ficcionista. Professor de política cultural na USP, curador do Museu de Arte de São Paulo – MASP. Venceu o Prêmio Portugal Telecom 2007 com livro “Historia Natural da Ditadura”.
O que: Bate-papo
Tema: “Criação Literária” – o autor vai abordar os processos literários e de criação dos seus livros.
Horário: 20h
Local: Salão Social do Sesc Maringá
Público: A partir de 14 anos

Dia: 20/9 (quarta-feira)

Cezar Tripalli
Sobre ele: Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUC/PR) e mestre em Estudos Literários (UFPR). Autor de romances. Escreve para o blog Educação e Mídia, do Jornal Gazeta do Povo.
O que: Bate-papo
Tema: “Literatura e Cidades” – Tripalli falará a repeito das conexões entre literatura e realidade no espaço das cidades, geopolíticas e processo de criação.
Horário: 20h
Local: Salão Social do Sesc Maringá
Público: A partir de 14 anos

Dia: 21/9 (quinta-feira)

Estrela Ruiz Leminski
Sobre ela: 
Formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, especialista em Música Popular Brasileira e com mestrado em Música e em Musicologia na Universidad de Valladolid, na Espanha. É escritora e compositora. Foi premiada no Encontro Brasileiro de Haikai e no Concurso Zempaku-Haikai. Filha dos poetas consagrados Alice Ruiz e Paulo Leminski.
O que: Bate-papo
Tema: “Música e Poesia” – Estrela vai palestrar sobre literatura e música, com aprofundamento na poesia marginal e vanguarda paulista. A escritora também irá falar sobre o trabalho dela de auto-produtora.
Horário: 20h
Local: Salão Social do Sesc Maringá
Público: A partir de 14 anos

22/9

Cléo Bussato
Sobre ela: Autora de mais de 20 livros, divididos entre literatura infantojuvenil, e livros teóricos sobre oralidade e multimídias, foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria Juvenil em 2016 com o livro “A fofa do terceiro andar”.
O que: Palestra
Tema: “Leitura Literária para Reecanto da Vida” – a proposta de Cléo é a partir de uma palestra dinâmica e interativa, olhar com uma perspectiva simbólica o poder da literatura como fonte de possibilidades para decisões da vida pessoal de cada um.
Horário: 20h
Local: Salão Social do Sesc
Público: A partir de 14 anos

A programação completa está no site: http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/maringa/


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas