Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A final da Euro 2024 está quase chegando e, à medida que nos aproximamos do último jogo no Olympiastadion de Berlim, é importante refletir sobre o grande torneio que a Alemanha sediou até agora.
Depois de uma Copa do Mundo no Qatar que não teve a verdadeira personalidade, alma e caráter das competições internacionais anteriores, foi revigorante ver os torcedores apaixonados, as cores vibrantes e os gols maravilhosos que associamos ao Campeonato Europeu, com várias atuações de destaque e grandes reviravoltas no caminho para decidir o campeão da Euro 2024.
Desde o gol recorde da Albânia aos 35 segundos de jogo contra a atual campeã Itália, até a corrida de azarão da Geórgia para as oitavas de final em seu primeiro grande torneio, a Eurocopa foi repleta de ação divertida, e os fãs de futebol esperam mais do mesmo na final.
Os eventos de grande porte têm a reputação de serem assuntos cautelosos, e talvez seja necessário um momento de brilho individual para ganhar o troféu. Com isso em mente, vamos fazer uma retrospectiva da Euro 2024 como um todo e refletir sobre alguns dos melhores jogadores do torneio até agora.
Kai Havertz – Alemanha
O país anfitrião teve a infelicidade de perder para a Espanha nos últimos minutos da prorrogação, quando a cabeçada de Mikel Merino eliminou a Alemanha nas quartas de final. Foi um dos maiores choques deste ano, já que a equipe de Julian Nagelsmann estava entre as favoritas antes do torneio. O técnico de 36 anos foi implacável na seleção da equipe, mas incorporou um sistema que tirou o melhor proveito de Kai Havertz.
O atacante do Arsenal liderou a equipe desde o início e marcou dois gols na sua temporada de estreia no time da Premier League. Havertz demonstrou boa movimentação e finalização inteligente, mostrando por que foi escolhido para o Die Mannschaft em detrimento de jogadores como Marco Reus, Serge Gnabry e Timo Werner.
Georges Mikautadze – Geórgia
Embora Khvicha Kvaratskhelia tenha recebido muitos elogios por seu papel na campanha da Geórgia, e com razão, o atacante do Napoli só poderia ter chegado tão longe graças aos gols de Georges Mikautadze.
Considerada uma das equipes com a classificação mais baixa nas apostas da Euro 2024, a Geórgia conseguiu passar do grupo apesar das probabilidades. Mikautadze marcou três vezes, incluindo um pênalti contra Portugal, que fez com que a equipe vencesse por 2 a 0 e avançasse para as oitavas de final.
O jogador de 23 anos estava no radar de várias equipes europeias depois de uma passagem sem sucesso pelo Ajax, mas parece que permanecerá no Metz, da França, na temporada 2024/25.
Ivan Schranz – Eslováquia
Outro jogador que passou despercebido no torneio foi Ivan Schranz. A Eslováquia estava a poucos minutos de uma vaga nas quartas de final, até que o gol de empate de Jude Bellingham para a Inglaterra acabou resultando em sua eliminação, mas Schranz marcou dois gols cruciais para que sua equipe tivesse a melhor classificação da história da Eurocopa.
O versátil atacante está no Slavia Praga desde 2021, mas pode atrair o interesse de alguns times da Liga dos Campeões neste inverno.
Cody Gakpo – Holanda
Talvez o melhor jogador do torneio no momento em que este artigo foi escrito, os gols de Cody Gakpo foram inspiradores para a Holanda na última temporada de Ronald Koeman no comando dos holandeses.
O jogador do Liverpool, atuando em sua posição natural na ala esquerda, onde se destacou na Copa do Mundo de 2022 antes de se transferir para Anfield, tem sido capaz de cortar e marcar gols com frequência durante toda a competição e pode muito bem ganhar a Chuteira de Ouro.
Sua boa forma agradará ao novo técnico do Liverpool, o compatriota holandês Arne Slot, que se junta ao Liverpool como sucessor de longo prazo de Jürgen Klopp, que usou Gakpo em várias posições diferentes depois de contratá-lo do PSV Eindhoven.
Comentários estão fechados.