O que é logística integrada? Quais são seus diferenciais?

Parte fundamental para o sucesso de um empreendimento, a logística integrada vem recebendo cada vez mais espaço e atenção por parte de gestores e lideranças.

  • Foto: Reprodução 

    Parte fundamental para o sucesso de um empreendimento, a logística integrada vem recebendo cada vez mais espaço e atenção por parte de gestores e lideranças. Mas, mesmo assim, muitas pessoas que atuam na área ainda possuem dúvidas acerca do que ela é, e até mesmo os seus diferenciais em uma gestão de cadeia de suprimento.

    Neste texto, iremos explicar do que se trata a integração na logística, e os motivos pelos quais você também deveria começar a pensar em colocar esta estratégia em prática em seus negócios. Certamente você terá muito o que aprender conosco nas próximas linhas. Por isso, continue a leitura e não perca o conteúdo!

    O que é logística integrada?

    Para entendê-la, é necessário, antes, compreender o conceito de logística em si. A logística é um conjunto de processos que envolvem planejamento, gestão e execução eficiente do transporte, do armazenamento e da entrega de produtos dentro e fora de uma companhia.

    A logística integrada, por sua vez, soma-se a este conceito inicial por meio da condução de todos os procedimentos listados a partir de uma lógica de integração e interação entre cada etapa do processo. Para tanto, existem formas de subdividir essa estratégia, para compreendê-la melhor e realizar sua implementação de forma ágil. A seguir, suas subdivisões:

    Administração de materiais

    É a parte da integração que cuida diretamente do fluxo de insumos em todas as suas etapas. Desta forma, nos referimos desde ao processo de compra dos materiais, do controle de qualidade, bem como seu armazenamento. Do ponto de vista estratégico, a administração de materiais busca reduzir custos, otimizar a agilidade de produção e, ainda, estabelecer pontes com parceiros comerciais.

    Movimentação de materiais

    Aqui entram em cena as ações envolvendo transporte de insumos para o abastecimento da linha de produção e de deslocamento de produtos, como a forma de acondicionamento e armazenamento, visando sempre a maior eficiência de uso de tempo e espaço.

    Distribuição física

    A distribuição física é o segmento da logística integrada que se refere ao fim do processo, com enfoque no transporte do produto aos pontos de venda, distribuição ou mesmo ao cliente final.

    Aplicação prática da logística integrada

    Você já sabe o conceito da integração logística. Mas como realizar sua implementação dentro de uma empresa? Antes de mais nada, devemos pensar essa estratégia como uma cadeia de atividades, na qual todas são importantes por si só. No entanto, somadas, elas passam a formar um sistema com relevância estratégica para o negócio como um todo.

    O cerne da aplicação prática da integração dentro da logística é a comunicação entre diferentes lideranças, equipes e setores. O compartilhamento de informações é primordial para articular decisões que façam o mecanismo todo funcionar em sinergia. Na prática, a logística integrada é uma das estratégias mais eficientes para garantir agilidade, eficiência e redução de custos.

    Desta forma, o armazenamento e controle de estoque devem estar em constante comunicação com o departamento de compras, que, por sua vez, deve assegurar-se de repassar todas as informações necessárias aos fornecedores. Aqui chegamos numa frase-chave: cadeia integrada de comunicação.

    Os diferenciais de uma cadeia integrada de logística

    Enfim chegou o momento de, caso ainda não tenha se convencido da importância da estratégia tema deste conteúdo, certificar-se de seu valor. Entenda seus diferenciais e como eles podem impactar um negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

    Vantagem competitiva

    O objetivo de integrar a gestão de toda sua logística é otimizar a produtividade, garantindo uma operação sem entraves. Isso significa que, ao realizar um planejamento integrado, você estará melhorando os padrões de qualidade em cada etapa dos processos logísticos.

    Logo, o resultado final não poderia ser outro que não a vantagem competitiva em relação à concorrência. Qualidade, pontualidade e preços justos passam a ser características de um empreendimento no qual a logística integrada é bem implementada.

    Credibilidade no mercado

    Mais do que nunca em outro momento da história, a credibilidade de um empreendimento é essencial para o sucesso de seus negócios. No entanto, alcançar a confiança de clientes e fornecedores não é tarefa simples, e a logística integrada pode facilitar sua vida nesta árdua tarefa.

    Mitigar riscos

    Mitigar as chances de perdas, roubos, danos e acidentes é uma das principais metas de todo gestor da área logística. Quando se pratica a integração, é possível realizar um planejamento 360º de toda a cadeia produtiva, fazendo com que todas as etapas de operações sejam planejadas de modo a garantir a redução de riscos, a identificação de erros e ações preventivas contra falhas.

    O resultado de todos esses benefícios é a criação de uma gestão de crise capaz de realizar intervenções pontuais sempre que necessárias, antecipando problemas e desenvolvendo novas e mais eficientes estratégias.

    Equipes atuando em sinergia

    Quando se fala em integração logística, não falamos apenas dos processos – ao contrário, estendemos o conceito para a forma com que as equipes das diferentes etapas logísticas atuam. Isso, mais uma vez, é resultado de uma visão ampla dos projetos e um planejamento detalhado, que abrange a participação de todos os colaboradores.

    Assim é possível estruturar atividades de forma multidisciplinar, integrando conhecimentos e expertises, incrementando a eficiência. O conhecimento passa a ser compartilhado, capacitando ainda mais todos os profissionais de logística de uma empresa, que passam a atuar de forma consciente sobre todas as atividades envolvidas.

    Incremento na lucratividade

    Aderir à logística integrada frequentemente implica em aumentar algumas despesas. No entanto, o acréscimo de eficiência na operacionalidade dos empreendimentos também gera um aumento na lucratividade.

    Com o auxílio de um software de gestão e das demais tecnologias disponíveis para a integração operacional, o trabalho logístico como um todo é otimizado, e cada profissional passa a atuar de forma a disponibilizar melhores condições para o caixa da empresa. A melhora na qualidade dos serviços prestados oferece uma melhor relação com clientes e fornecedores, garantindo estabilidade e previsibilidade de valores.

    De forma geral, uma logística praticada de forma integrada aumenta a busca pelos seus produtos e serviços, aumentando as taxas de conversão, reduzindo a perda de mercadorias e incrementando os lucros.

    Comentários estão fechados.