Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Os 16 municípios que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu receberam, na semana passada, o material do Programa Mais Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O investimento da Binacional na aquisição dos materiais, destinados a estudantes e professores da rede municipal de ensino nos municípios que margeiam o lago de Itaipu, foi de R$ 24 milhões.
O Programa Mais Ideb é uma iniciativa voltada para a melhoria da qualidade da educação nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Ele faz parte do Programa Itaipu Mais que Energia e tem como objetivo principal elevar os índices municipais nas avaliações externas de aprendizagem, bem como qualificar a prática docente nas unidades escolares.

O programa abrange estudantes do 1º ao 5º ano e beneficia aproximadamente 39 mil alunos e 1.650 professores. Os materiais de apoio fornecidos incluem apostilas de Língua Portuguesa e Matemática, além de diversas obras literárias.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que o Programa Mais Ideb é um investimento importante no futuro da região. “Ao fornecermos materiais de alta qualidade e apoio pedagógico para nossos estudantes e professores, estamos construindo uma base sólida para um futuro mais próspero e equitativo. Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento sustentável e estamos comprometidos em garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou.
Para o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a importância do projeto vai além da sala de aula. “Além de cuidarmos da questão ambiental, é fundamental trabalharmos a educação ambiental e o currículo escolar. Para isso, temos esse convênio, que possibilitará a formação de professores para melhorar o Ideb e para garantir uma educação de qualidade para todas as nossas crianças e adolescentes”.

O convênio firmado com o Conselho dos Municípios Lindeiros se estende até o final deste ano. As ações incluem apoio pedagógico e formação para os profissionais da educação, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade.
Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
*Com informações da Assessoria de Imprensa Itaipu Binacional
Comentários estão fechados.