Itaipu anuncia projeto para levar água potável a 35 mil indígenas em MS

Convênio de R$ 60 milhões beneficiará aldeias Guarani Kaiowá e inclui parcerias estaduais e federais para ampliar o acesso à água.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Itaipu Binacional lançou nesta quinta-feira (21), em Ponta Porã (MS), um convênio de R$ 60 milhões para implementar e melhorar sistemas de abastecimento de água em 18 aldeias Guarani Kaiowá, beneficiando diretamente 35 mil indígenas e, indiretamente, outros 41 mil.

    A ação é uma parceria entre Itaipu, o Governo do Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). As aldeias enfrentam grave escassez de água, obrigando a comunidade a recorrer a rodízios e longas distâncias para coleta. O projeto inclui perfuração de poços, redes de distribuição e armazenamento.

    O evento contou com a presença das ministras Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Cida Gonçalves (Mulheres), além de autoridades locais e estaduais. Outros três convênios também foram assinados: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Cultura Indígena e o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA).

    O projeto busca garantir dignidade e segurança hídrica às comunidades indígenas, enquanto o Governo Federal prepara o primeiro programa nacional de saneamento indígena, com lançamento previsto para o próximo ano.

    Comentários estão fechados.