Um ponto de encontro, de conexão e de experiências que remetem à história única e plural de Foz do Iguaçu. O Mercado Público Barrageiro estará de portas abertas em 26 de novembro de 2024, data da tão aguardada abertura ao público. O espaço receberá moradores e turistas todos os dias, das 10h às 22h, e está localizado na Avenida Araucária, 140.
Os boxes comerciais do Mercado ofertarão uma grande variedade de produtos. As opções incluem empórios mineiro, gaúcho e árabe; confeitaria e padaria; produtos coloniais; produtos para saúde e bem-estar; hortifrutigranjeiro; artigos para presentes diversos.
O Barrageiro cumpre também um papel social importante, com as cooperativas de pequeno porte (de artesanato ou de agricultura familiar) e associações sem fins lucrativos. São 12 boxes destinados a esse tipo de organização, que receberão benefícios para consolidar sua implementação e operação.
Ilma Souza Silva, integrante da Associação do Clube de Mães, acredita que a instituição terá mais visibilidade e conseguirá impulsionar as vendas dos itens de artesanato que as mulheres dos Clubes confeccionam. “Estamos bastante empolgadas com a abertura do Mercado. Temos grandes esperanças de ampliar nosso público e isso nos motiva a produzir mais peças”, conta Ilma.
Além disso, o público também poderá provar alternativas gastronômicas diversas, em um ambiente climatizado e com diferentes experiências culinárias. O Mercado Público Barrageiro terá estabelecimentos como hamburgueria, pastelaria, choperia, restaurante de comida brasileira e petiscaria, pizzaria, sorveteria e açaí, restaurante oriental. O objetivo é promover conexão com a rica cultura e gastronomia iguaçuenses.
Marco Roberto Bringel, proprietário do Big Pastel, está empolgado para a abertura. Hoje, seu empreendimento opera apenas em sistema de delivery e estar no Mercado Público concretizará um novo capítulo em sua história, alcançando novos públicos.
“Nossa expectativa é de alcançar um bom retorno financeiro. Mas, acima de tudo, desejamos que este espaço se torne um ponto de encontro para famílias e amigos. A equipe do Big Pastel tem a certeza de que o Mercado proporcionará vivências memoráveis a todos os seus frequentadores”, diz Marco.
Já para Aloísio Quatrin, proprietário do Brasa Burguer, a abertura do Barrageiro representa uma oportunidade de fortalecer a presença da já conhecida hamburgueria na região.
“Estamos muito animados para abrir uma nova unidade do Brasa neste local icônico, que será um ponto de encontro da cidade. Vamos oferecer toda a autenticidade do churrasco em forma de hambúrguer, no ambiente dinâmico e vibrante do Barrageiro”, afirma Aloísio.
Uma construção coletiva
Com responsabilidade compartilhada entre a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, a concretização do projeto foi possível graças às ações coordenadas pelas equipes das duas instituições.
“Após muito trabalho, estamos felizes com a abertura do Mercado Público. Acreditamos na gestão competente do Itaipu Parquetec e na capacidade de empreendedorismo dos lojistas. A cidade ganha mais um atrativo, com opções gastronômicas, culturais e de lazer”, destaca Enio Verri, Diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional.
Yuri Benites, Diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, reconhece que a reestruturação da edificação foi um desafio significativo, mas destaca que a abertura oficial do Mercado Público Barrageiro marca apenas o início de uma jornada que se espera longa e promissora. A concretização desse antigo desejo da comunidade de Foz do Iguaçu foi possível graças ao empenho conjunto do Itaipu Parquetec e da Itaipu Binacional.
“Estamos entusiasmados para receber o público e, juntos, dar início a novas histórias em um espaço que já nasce com significado especial”, afirma Yuri. Ele também relembra a trajetória histórica do local, que anteriormente abrigava a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), atendendo as vilas de Itaipu. “O Mercado é uma releitura desse passado, agora renovado para celebrar a diversidade cultural de Foz do Iguaçu. Vai além da gastronomia, é um lugar que fortalece nossa identidade cultural e social.”
O diretor reforça que este primeiro ano será de aprendizado e compreensão do perfil e a dinâmica dos visitantes. “Trabalharemos junto aos lojistas para garantir que o Mercado se consolide como um ponto indispensável de visitação em Foz”, explica.
Por fim, Yuri convida a comunidade a ser protagonista na construção do futuro do Mercado Público Barrageiro: “Agora, cabe a cada um de nós dar vida e identidade a este espaço, fazendo dele uma verdadeira expressão do que somos e do que queremos para nossa cidade.”
Comentários estão fechados.