Reflexões sobre a Interdisciplinaridade, Parte I -“O que isso tem a ver?”

Em três breves textos, convido você a refletir comigo sobre a importância da Interdisciplinaridade, no aspecto pessoal, social e organizacional. Este é o primeiro dos três Posts seguidos sobre o tema, onde abordaremos algo a respeito de Neurociência, Pedagogia, Filosofia e relações interpessoais.

O que isso tem a ver?

Essa é a pergunta que fazemos durante quase toda nossa vida conscientes ou não disso. O cérebro trabalha com esta mesma lógica de funcionamento ao estruturar o conhecimento. Os neurônios possuem ‘portas de entrada e saída’ de informação, as portas de entrada recebem estímulos e associam um dado novo com o que já se tem construído, e geram uma nova informação, que a partir de agora fará arte do repertório cerebral.

Esquema/ desenho de um neurônio. embora haja diferença entre formas e tamanhos, os dentritos, funcionan como as ‘portas de entrada’ de informação, e as Terminações do axônio, são as ‘portas de saída”. Milhões de células

Estas complexas conexões neurais são chamados de conectomas, perceptíveis através ressonâncias magnéticas com a aplicação de contrastes específicos. Na medida em que estes  conectomas se entrelaçam, buscando associar novas informações e estruturas de conhecimentos ao que já se tem guardado sobre aquilo, ocorre o aumento da rede neural, esta capacidade de aumento é conhecida como plasticidade neural.

“Devido a sua plasticidade, nosso cérebro irá constituir-se durante toda a vida, numa obra de arte inacabada pois, a cada novo estimulo, a cada nova necessidade de interação e, principalmente, a cada nova aprendizagem, novos circuitos neuronais são ativados, novas sinapses são formadas” (Neto, Molinari, Santana, 2002 p.10)

Trato neuronal, sob contraste em uma imagem emitida através de ressonância magnética.

A grosso modo, pode se dizer que a mecânica de funcionamento do cérebro é associar as informações que mais se aproximam do novo estimulo recebido. É o que toda criança faz quando se depara com uma nova informação, ela pergunta “o que isso tem a ver?”.

Um exercício epistemológico.

Entendida no stricto sensu como a teoria do conhecimento, ou que objetiva saber o que é conhecer, a epistemologia envolve comparar e associar conhecimentos.

Mais do que isso, Epistemologia também envolve ter em mente que nada surge absolutamente do nada, então é necessário saber quais estruturas foram responsáveis por sustentar o que se construiu, de onde vem determinada forma de pensar. Jean Piaget conseguiu unir esses conceitos filosóficos e biológicos, e fez isso de uma maneira que impactou muito a psicologia e a pedagogia.

Observação: As referências estarão todas no último texto desta série.

Vanderson Souza
Graduado em Letras, acadêmico de história e professor nas horas vagas, escrevo porquê não tenho dinheiro pra análise. Vamos refletir e relembrar um pouco sobre Literatura, Música, Antropologia e História? Aqui no "Inter Ditos" você irá encontrar a articulação desses saberes, com os temas comuns à vida cotidiana e as últimas notícias.
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