Apresentação – Inter Ditando…

Com um mundo cada vez mais plural e veloz é importante traçar paralelos e refletir como as coisas se relacionam, o que tudo isso tem a ver. Este Blog refletirá através de uma linguagem interdisciplinar, as impactantes mudanças pelas quais passamos atualmente.

Por que um blog com este nome? Não iremos falar sobre a interdição de determinado ponto de uma rodovia. Mas se você pensou isso não cometeu um erro, aliás uma breve busca no dicionário irá lhe informar que a palavra “Interditar” é um verbo transitivo direto, com sentido de dar como interdito” (Houaiss).

No entanto, apesar de haver uma leve brincadeira com este sentido da palavra interditar. De agora em diante este Blog utilizará este termo buscando as raízes etimológicas do termo, que são:

Inter; do Latim “entre”, ou “que está no meio de”. Em português serve com prefixo utilizado em advérbios para algo que está entre, ou no meio, e até mesmo barrando algo.
Dito; também tem origem latina e se refere ao que se disse, e no português é utilizado como adjetivo (“isso já foi dito”), como verbo (passado do verbo dizer), e até mesmo com substantivo (ditado, ou dito popular).

Entre um dito aqui e ali, uma crônica acolá.

Além dos Inter Ditos, e ensaios, haverá crônicas. Em outro jornal que escrevo (Crônicas políticas da Revolução Brasileira) explico o motivo por optar pelo estilo crônica: “O estilo crônica é um texto narrativo que trata de acontecimentos do cotidiano. Tem efeito temporal, pois está preso ao presente, mas também serve de registro, que pode ser utilizado no futuro”. 

Com um mundo cada vez mais plural e veloz na transmissão de informações e dados, é importante traçar paralelos e refletir como as coisas se relacionam, o que tudo isso tem a ver. Este Blog não objetiva comentar a chamada política diária, mas certamente refletirá através de uma linguagem interdisciplinar, as impactantes mudanças pelas quais passamos atualmente.

Vanderson Souza
Graduado em Letras, acadêmico de história e professor nas horas vagas, escrevo porquê não tenho dinheiro pra análise. Vamos refletir e relembrar um pouco sobre Literatura, Música, Antropologia e História? Aqui no "Inter Ditos" você irá encontrar a articulação desses saberes, com os temas comuns à vida cotidiana e as últimas notícias.