Imigrar: entrar em região ou país diferente do seu para ali se estabelecer. Na prática: sair da zona de conforto, enfrentar as dificuldades de uma nova cultura, de novos padrões, deixar para trás família, amigos, casa. Recomeçar. Talvez essa seja a melhor palavra para definir o que significa imigração. E é disso que essa coluna trata: a vida de uma maringaense (de coração) no exterior.

Depois de 10 anos em Maringá, todos eles dedicados ao rádio, à comunicação, à cultura, ao jornalismo, aos amigos, à faculdade, a jornalista, locutora, redatora, apresentadora e mais “milcoisasquenãocabemaqui”, Cínthia deixa tudo e vai para Portugal. Ser só a Cínthia. Uma imigrante como milhares que entram no país todo o tempo. Para trabalhar, para viver, para redescobrir.

 

E essa nova vida, com todas as suas belezas e dificuldades é que será aqui tratada, contada, compartilhada, de forma leve, porém, verdadeira. Experiências de vida (e, às vezes, de morte, porque aqui se morre um pouco todos os dias. Morre-se de saudade – saudade dos meus, saudade do cachorrão prensado, saudade de caldo de cana e pastel na feira, saudade, apenas).

Ih,Migrei é uma brincadeira com a palavra “imigrei” e esse “ih” que a gente diz quando algo não sai tão bem. Para um bom maringaense-paranaense-brasileiro: “Ih, deu ruim!” Mas a gente equilibra bem demais o que não sai dentro do esperado com tudo que surpreende, com tudo que é lindo, com o que nos faz estar aqui, mesmo com as dificuldades.

Espero que você possa viajar um pouco comigo, possa saber mais sobre a cultura portuguesa que parece tanto com a nossa, mas ainda assim é tão diferente, possa entender o quanto o nosso português não é o mesmo de Portugal e possa se divertir com os dramas e alegrias de alguém que vive fora de Maringá, mas com Maringá guardada num cantinho bom do coração. O tempo todo!

Locutora, Jornalista e apaixonada pela comunicação, pela arte e pela vida. Depois de dedicar a maior parte de sua vida profissional à cidade de Maringá, decide se aventurar por Portugal, sentir novos ventos, provar outros sabores, se jogar no novo. E esse espaço é para dividir os aprendizados e experiências da nova vida. Ih,Migrei é sobre a real life fora do Brasil