Todas as empresas são compostas por pessoas, profissionais que executam tarefas indispensáveis para que objetivos sejam atingidos. Felizmente, essas tarefas podem ser facilitadas com uso de tecnologias.
Para quem está envolvido com o mundo empresarial, o conceito de gestão corporativa é facilmente explicado em poucas sentenças: trata-se do conjunto de ideias, estratégias e ações práticas associadas à administração de um negócio. Um termo simples de ser definido, mas complexo ao ser executado.
A verdade é que a gestão corporativa envolve dezenas de tarefas, as quais pedem expertises e funções distintas para que a máquina empresarial continue funcionando sem problemas durante a jornada. Isso, por consequência, envolve contratação de talentos e investimento em ferramentas tecnológicas.
É exatamente esse o ponto que vamos trabalhar no decorrer do texto: de que maneira inovações as tecnologias podem aprimorar a condução das tarefas na gestão corporativa? Em seguida, vamos explorar também algumas ferramentas que cumprem esse propósito e explicar o que elas oferecem.
Qual é a função das ferramentas na gestão corporativa?
De cara, precisamos explicar que o uso de ferramentas tecnológicas de forma alguma elimina a necessidade e importância do capital humano: tudo o que requer profissionais competentes continua nas mãos desses indivíduos. O que existe é a eliminação de tarefas burocráticas sem valor ao trabalho.
Aqui nós falamos da organização alfabética de listas de colaboradores para tarefas, respostas à e-mails durante processos seletivos, reuniões presenciais que exigem deslocamentos consideráveis e diversas outras coisas. Essas utilizações servem para reduzir os trabalhos desnecessários e diminuir os custos.
Naturalmente, o uso de ferramentas tecnológicas na gestão corporativa também pede investimentos, mas os valores despendidos nem se comparam: se 1h de trabalho repetitivo de um profissional é “salva” por um software no dia a dia, isso já é benéfico. Imagina esses números em todos os setores?
5 ferramentas para ajudar na gestão corporativa
Cada negócio possui necessidades únicas, de acordo com o segmento no qual atuam, de modo que uma lista de ferramentas que ajudam na gestão corporativa não pode ser muito específica. Dito isso, nós separamos 5 exemplos de tecnologias que facilitam tarefas diárias em qualquer área do mercado.
1 – Smallpdf: conversão de documentos
Documentos no formato PDF são provavelmente os mais comuns dentro de qualquer empresa, seja por agregarem uma série de informações em um só arquivo ou pela compatibilidade quase universal com dispositivos eletrônicos. Computadores, smartphones, tablets e outros gadgets abrem um PDF.
O Smallpdf surge como a solução para todas as tarefas com os documentos, desde converter PDF em Word até extrair e eliminar páginas, unir múltiplos documentos e muitas outras tarefas. Ter um “hub” onde todas as atividades com documentos de texto são resolvidas aprimora (e muito) trabalhos.
2 – Google Meets: reuniões virtuais
Em segundo lugar, temos um tipo de serviço indispensável para qualquer empresa, mesmo aquelas que não adotam sistemas de trabalho híbrido: as reuniões virtuais. Um exemplo recomendado nesse segmento é o Google Meets, aplicativo, software e plataforma desenvolvido pela gigante tecnológica.
A gestão corporativa frequentemente pede a interação entre diferentes setores de uma organização, muitos dos quais ficam distantes fisicamente. A solução é uma reunião pela internet, onde ideias podem ser compartilhadas e soluções tomadas sem a necessidade de se deslocar a um mesmo ponto.
3 – Pacote Office: necessidades de um escritório
Ok, essa ferramenta é um pouco “trapaça” pois inclui não somente um item, mas diversos. Estamos falando do pacote Office, um aglomerado de programas indispensáveis para trabalhos digitais criado pela Microsoft. Qualquer um que já trabalhou na frente de um computador usou um desses softwares.
Como exemplos temos o Microsoft Word (mencionado brevemente no primeiro item), o PowerPoint, o Excel e o Outlook. Eles cumprem os mais diferenciados propósitos: elaboração de documentos de texto, apresentação de projetos, desenvolvimento de planilhas e o envio de mensagens eletrônicas.
4 – MindMeister: organização de mapas mentais
Como já exploramos em itens anteriores, a gestão corporativa é diversa, o que também significa que há dezenas e dezenas de coisas a serem feitas pelos profissionais responsáveis por cada setor. Uma forma de organizar melhor as tarefas é a partir de um serviço de mapa mental, como o MindMeister.
Algumas das funções do mapa mental incluem brainstormings, anotação durante reuniões e outros eventos importantes, análise de problemas e procura por soluções, listagem de itens e outras tarefas. O MindMeister pode ser encontrado diretamente no navegador ou apps para todos os smartphones.
5 – Canva: design e criações para o cotidiano
Quando o assunto são as ferramentas para os aspectos visuais da gestão corporativa, o que não faltam são opções. Dentre todas, decidimos optar pelo Canva por conta de sua versatilidade: praticamente qualquer tipo de projeto visual pode ser desenvolvido no serviço, o que agiliza trabalhos no dia a dia.
O Canva é uma plataforma online, o que também elimina alguns problemas de compatibilidade. Ao criar um projeto visual, é possível compartilhá-lo rapidamente, algo essencial para que exista a aprovação por parte de setores responsáveis dentro da empresa. Tudo em função de trabalhos ágeis.
E a lista não acaba aí! Para cada necessidade em uma organização, existe um aplicativo, software, serviço ou plataforma que faz exatamente o que é preciso. O importante é que tudo seja muito bem organizado, a fim de que trabalhos concluídos usando essas ferramentas possam ser compartilhados.
A ideia não é que as ferramentas substituam os trabalhos humanos: esse, na verdade, é um dos medos mais antigos da humanidade, e um infundado todas as vezes. Com as tecnologias corretas, o cotidiano de trabalho fica mais direcionado, permitindo que profissionais se foquem em necessidades humanas.
Comentários estão fechados.