Vinculado à ONU, Corpo de Bombeiros do Paraná pode ser acionado globalmente em caso de enchentes

Corpo de Bombeiros do Paraná integra diretório internacional para atuar em enchentes de grandes proporções.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi incluído no Diretório de Resposta a Inundações, criado pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). A partir dessa inclusão, a instituição pode ser acionada para atuar em grandes enchentes em qualquer lugar do mundo.

    O diretório, além do CBMPR, inclui equipes de bombeiros de outros estados brasileiros, como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo, além de profissionais de diversos países, como Austrália, Malásia, França, Reino Unido, Argentina e Equador. Essas equipes estão disponíveis para atuar em desastres de grandes proporções, como enchentes.

    Função do INSARAG e coordenação no Brasil

    No Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, coordena os pedidos de ajuda ou oferece apoio a outras nações em situações de emergência. Desde 2024, o major Ícaro Gabriel Greinert, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do CBMPR, faz parte do Grupo de Trabalho de Resposta a Inundações do INSARAG.

    Esse grupo, que tem como objetivo organizar ações de resposta a grandes enchentes, elaborou os termos de referência que definem as exigências mínimas para equipes que atendem a desastres desse tipo. O CBMPR teve participação ativa na criação desses termos.

    Experiência do CBMPR em desastres

    O major Greinert também destacou a experiência do Paraná em intervenções nacionais, como as ocorridas em União da Vitória, no Litoral do Paraná e no apoio ao Rio Grande do Sul, em 2023, durante uma grande tragédia natural. A experiência em operações de resgate e a ampliação da logística necessária para esses tipos de incidentes são aspectos que contribuem para a atuação do CBMPR em situações internacionais.

    Impactos para o estado do Paraná

    A inclusão do CBMPR no diretório internacional de resposta a enchentes proporciona o acesso a novos conhecimentos e tecnologias, além de permitir a troca de experiências com equipes de outros países. O major Gabriel Greinert ressaltou que a participação do estado em iniciativas internacionais contribui para o aprimoramento das operações locais e ajuda a avaliar as práticas adotadas pelo CBMPR em desastres no Paraná.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.