Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Uma nova cartilha, desenvolvida por especialistas nas áreas de produção de queijos e vinhos, está promovendo a valorização dos produtos paranaenses. A Cartilha de Degustação dos Queijos do Sudoeste faz parte do programa Inova Queijo Sudoeste do Paraná, uma colaboração entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Francisco Beltrão, a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud) e o Sebrae/PR.
O catálogo inclui uma avaliação sensorial dos queijos paranaenses realizada por Tiago Pascoal, um renomado queijista e vice-presidente da Associação dos Queijistas do Brasil. A cartilha detalha as características de cada queijo, incluindo produtor e município de origem, tipo de queijo e leite, classificação e tempo de maturação, além de descrições visuais, táteis, olfativas e gustativas, apresentadas em um gráfico teia.
Adicionalmente, o documento oferece sugestões de harmonização dos queijos com vinhos produzidos no Paraná. Wagner Gabardo, sommelier e executivo da Vinopar – Associação dos Vitivinicultores do Paraná, elaborou as recomendações, combinando queijos com vinhos que vão desde espumantes e brancos até tintos leves e encorpados. Gabardo destaca a diversidade dos sabores e a qualidade dos produtos paranaenses, que inclui tanto uvas emblemáticas quanto vinhos finos.
O catálogo apresenta 17 queijos de diferentes municípios do Sudoeste, como Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, e 17 tipos de vinhos de várias regiões, incluindo Apucarana e São José dos Pinhais. O presidente da Aprosud, Claudemir Roos, enfatiza que a divulgação desses produtos traz benefícios econômicos e turísticos ao setor queijeiro, destacando os resultados em concursos, como o Prêmio Queijo Brasil.
A cartilha foi lançada em agosto durante o evento Inova Queijo 2024 em Itapejara D’Oeste, que incluiu uma degustação dos produtos. O evento técnico do programa está agendado para 21 de novembro, com apoio do Estado.
O Inova Queijo faz parte do Programa Inova em Ação, que oferece suporte em diversos aspectos da produção de queijos, desde a fabricação até o marketing e o mercado. O tema deste ano é “Experiências”, com foco na história, produção e sabor dos queijos do Sudoeste, e a inclusão de produtores de leite no evento.
O Sistema Estadual de Agricultura apoia a organização dos produtores e a qualificação da produção, enquanto o programa Revitis incentiva a viticultura paranaense. Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, destaca que o catálogo valoriza o trabalho dos produtores e atrai turistas para o Estado.
Alguns queijos do catálogo estão na Rota do Queijo do Paranaense, oferecendo experiências turísticas como visitas guiadas e degustações. A expectativa é que o reconhecimento do queijo artesanal do Sudoeste como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, junto com a Indicação Geográfica (IG) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), leve os produtos a um novo patamar.
A consultora de Agronegócios do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, acredita que o lançamento do Inova Queijo 2024 e a degustação proporcionam uma experiência única aos parceiros comerciais e à imprensa, destacando a qualidade dos queijos paranaenses.
Comentários estão fechados.