Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Nesta quinta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) destaca os perigos do tabagismo para gestantes e seus bebês, com o tema “Tabagismo – os danos para a gestação do bebê”. A data visa aumentar a conscientização e incentivar o tratamento contra a dependência do tabaco.
No Paraná, o Programa Estadual para Controle do Tabagismo busca reduzir o uso do tabaco e a mortalidade associada. Com ações educativas, prevenção do tabagismo passivo e suporte a fumantes, o programa oferece tratamento em 1.040 estabelecimentos de saúde em 319 municípios.
Em 2023, 12.880 pessoas buscaram tratamento para o tabagismo, com 3.672 já atendidas este ano. O tratamento inclui adesivos de nicotina, cloridrato de bupropiona e goma de nicotina, com um acompanhamento de 12 meses para garantir a abstinência.
A Sesa também lançou a campanha Agosto Azul, voltada para a conscientização masculina sobre hábitos saudáveis e o abandono do tabagismo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, 14,6% da população paranaense acima de 18 anos ainda utiliza produtos derivados do tabaco. A data, criada pela Lei Federal 7.488/1986, reforça a importância de medidas de sensibilização e mobilização contra o tabagismo.
Comentários estão fechados.