Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Na semana passada, o governador Carlos Massa Ratinho Junior oficializou a entrega do Contorno de Jandaia do Sul e a retomada das obras do Contorno de Palotina, marcando um avanço significativo no cronograma de novas rodovias no Paraná.
Com um investimento total que ultrapassa R$ 870 milhões, o governo estadual planeja concluir mais de 100 quilômetros de novas estradas, aliviando o trânsito pesado em áreas urbanas.
O Contorno de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, recebeu R$ 179 milhões e possui seis quilômetros de extensão. Este projeto faz parte de um acordo judicial com a concessionária Viapar e liga a BR-376, que dá acesso a Mandaguari, à BR-369, que conduz ao distrito de São José.
Além de Jandaia do Sul, outros contornos concluídos recentemente incluem Francisco Beltrão, Pato Branco, Wenceslau Braz, Marechal Cândido Rondon, Peabiru, a duplicação do Contorno de Cascavel e os contornos de Icaraíma e Santa Eliza na pavimentação da Estrada Boiadeira.
Entre as entregas mais recentes, o contorno de Wenceslau Braz, inaugurado em agosto do ano passado, recebeu R$ 12 milhões e facilita a ligação entre a PR-092 e a PR-422, melhorando o acesso a cidades próximas e à divisa com São Paulo.
Em Francisco Beltrão, a inauguração de um novo trecho da PR-475 solucionou um antigo problema logístico, com um investimento de R$ 48 milhões para 5,6 quilômetros de extensão.
Outro destaque é o Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon, entregue em maio deste ano, que custou R$ 38 milhões. Esta nova rodovia, a PR-970, com seis quilômetros, conecta a PRC-467 à BR-163, proporcionando uma rota mais rápida e segura para os motoristas.
Em Pato Branco, o Contorno Noroeste, inaugurado em 2021, custou R$ 28 milhões e possui 5,28 quilômetros, desviando o tráfego pesado do perímetro urbano.
A duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, uma das obras mais importantes, foi concluída em novembro do ano passado com um investimento de R$ 123 milhões.
Este projeto, realizado em parceria com o governo federal e a Itaipu Binacional, envolve 14,28 quilômetros de pistas paralelas e uma nova via de acesso, totalizando mais de 19 quilômetros. A duplicação beneficia diretamente mais de 500 mil moradores da cidade.
Além dessas realizações, dois contornos foram construídos na Estrada Boiadeira, com um investimento de R$ 281 milhões. O contorno de Icaraíma possui 10 quilômetros, enquanto o de Santa Eliza tem 3,9 quilômetros.
Em andamento, o Contorno Norte de Castro, com 15,6 quilômetros, deve ser concluído em breve, oferecendo uma nova ligação entre a PR-151 e a PR-090. A obra de Palotina, recém-anunciada, terá um investimento de R$ 170 milhões para 15 quilômetros de nova rodovia, em parceria com a C.Vale.
Outras obras em progresso incluem contornos em Reserva e Imbaú, além de marginais na PRC-466 em Pitanga e restaurações na PRC-280 entre Clevelândia e Pato Branco.
O cronograma futuro inclui novos contornos em Arapongas, Arapoti e Ventania, além da duplicação do Contorno Norte de Curitiba e do Contorno Sul de Curitiba, ambos previstos nos novos contratos de concessão. Estes projetos visam não apenas melhorar a infraestrutura, mas também aumentar a segurança e eficiência no transporte de cargas e passageiros em todo o estado.
Comentários estão fechados.