Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Durante o período de férias escolares, é comum que crianças permaneçam mais tempo em casa — o que exige cuidados extras com a rede elétrica. A Copel, em parceria com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), alerta para o aumento no risco de acidentes domésticos, especialmente envolvendo choques elétricos.
A curiosidade natural das crianças pode levá-las a situações de risco. Segundo Rodrigo Marcacine Resende, gerente da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho da Copel, muitos acidentes ocorrem dentro de casa e poderiam ser evitados com medidas simples.
“A eletricidade é invisível, mas pode ser letal. É preciso atenção com instalações antigas, fios desencapados e o uso de aparelhos danificados”, ressalta.
Um alerta importante é evitar o uso de celulares e tablets enquanto estão carregando. O contato com esses aparelhos durante o carregamento pode causar choques elétricos, com risco à vida.
A Copel recomenda a adoção de protetores de tomadas para evitar que crianças insiram objetos metálicos, além do uso de dispositivos de proteção como o IDR (Interruptor Diferencial Residual), que desliga automaticamente a energia em caso de fuga de corrente. A instalação deve ser feita por profissionais habilitados.
Acidentes envolvendo pipas também preocupam. Em junho, mais de 2 mil consumidores em Pato Branco ficaram sem energia após uma linha de pipa provocar curto-circuito na rede elétrica.
“Nunca tente retirar uma pipa enroscada nos fios. O contato pode ser fatal”, alerta Resende.
Em caso de emergência, ligue para a Copel
A empresa reforça que qualquer emergência envolvendo a rede elétrica deve ser comunicada pelo telefone 0800 51 00 116. Ao ligar, tecle 1 para situações de risco à vida.
📞 Emergências com rede elétrica:
Copel – 0800 51 00 116
Tecle 1 para risco à vida ou acidentes.