Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Brasileiros que desejam estudar nos Estados Unidos precisarão deixar seus perfis de redes sociais em modo público. A exigência vale para quem solicitar os vistos F, M e J, voltados a estudantes e participantes de programas de intercâmbio.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Segundo o comunicado, a medida é parte de um novo protocolo de segurança implementado pelo governo norte-americano.
A intenção é permitir que os consulados tenham acesso total às postagens e comportamentos públicos dos solicitantes. A avaliação será usada para verificar se há indícios de ameaças aos valores ou à segurança dos EUA.
O visto F é destinado a quem vai cursar universidades ou escolas. O tipo M atende estudantes de cursos técnicos e vocacionais. Já o visto J contempla programas de intercâmbio educacional e cultural.
De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, a nova política reforça o compromisso com uma triagem mais rigorosa. A ordem é que os consulados façam uma análise detalhada para identificar possíveis atitudes hostis ao país.
As orientações foram divulgadas inicialmente em um telegrama oficial, na semana passada. Agora, passam a valer especificamente para os brasileiros que desejam ingressar nos EUA com objetivo educacional.
*Agência Brasil