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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar, nesta terça-feira (13), notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos ilegais em seus benefícios por meio de associações não autorizadas. A mensagem será enviada através do aplicativo Meu INSS, disponível para download gratuito nas plataformas App Store (para iPhone) e Google Play Store (para Android).
Como acessar a notificação:
- Baixe o aplicativo Meu INSS em seu celular.
- Crie uma conta informando seu CPF e criando uma senha.
- Caso prefira, também é possível criar a conta utilizando o internet banking de bancos credenciados.
- Após criar a conta, acesse a notificação clicando no sininho no topo da tela, em “Configurar Notificações” e ative a opção “Permitir notificações”.
Tipos de notificações:
O INSS enviou duas mensagens diferentes, dependendo da situação do beneficiário:
- Sem desconto: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
- Com desconto: “Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Solicitação de reembolso:
A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão consultar o nome da entidade responsável pelo desconto por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo. Caso o desconto não tenha sido autorizado, o beneficiário poderá solicitar o reembolso diretamente pelo aplicativo, site do Meu INSS ou pelo telefone 135.
O INSS também alertou que o processo de solicitação de reembolso será detalhado em breve, com orientações adicionais.
Atenção aos golpes:
O INSS reforça que as notificações serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá contato via telefonema ou SMS. Para dúvidas ou dificuldades no acesso ao aplicativo, o beneficiário pode ligar para o telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, recomenda-se ligar após as 16h ou aos sábados.
O INSS também orienta que informações devem ser obtidas apenas por meio dos canais oficiais, como o site gov.br/inss e as redes sociais oficiais do instituto.