Descontos ilegais? Saiba como consultar e solicitar reembolso no Meu INSS

Beneficiários do INSS podem verificar descontos não autorizados pelo aplicativo Meu INSS e solicitar a devolução dos valores.

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    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar, nesta terça-feira (13), notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos ilegais em seus benefícios por meio de associações não autorizadas. A mensagem será enviada através do aplicativo Meu INSS, disponível para download gratuito nas plataformas App Store (para iPhone) e Google Play Store (para Android).

    Como acessar a notificação:

    1. Baixe o aplicativo Meu INSS em seu celular.
    2. Crie uma conta informando seu CPF e criando uma senha.
    3. Caso prefira, também é possível criar a conta utilizando o internet banking de bancos credenciados.
    4. Após criar a conta, acesse a notificação clicando no sininho no topo da tela, em “Configurar Notificações” e ative a opção “Permitir notificações”.

    Tipos de notificações:

    O INSS enviou duas mensagens diferentes, dependendo da situação do beneficiário:

    • Sem desconto: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
    • Com desconto: “Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

    Solicitação de reembolso:

    A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão consultar o nome da entidade responsável pelo desconto por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo. Caso o desconto não tenha sido autorizado, o beneficiário poderá solicitar o reembolso diretamente pelo aplicativo, site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

    O INSS também alertou que o processo de solicitação de reembolso será detalhado em breve, com orientações adicionais.

    Atenção aos golpes:

    O INSS reforça que as notificações serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá contato via telefonema ou SMS. Para dúvidas ou dificuldades no acesso ao aplicativo, o beneficiário pode ligar para o telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, recomenda-se ligar após as 16h ou aos sábados.

    O INSS também orienta que informações devem ser obtidas apenas por meio dos canais oficiais, como o site gov.br/inss e as redes sociais oficiais do instituto.

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