Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional  

Curso integra parceria entre Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional e contempla educadores de 12 municípios do Oeste do Paraná.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Itaipu Parquetec deu início na última semana a uma nova etapa do projeto Formação de Professores, ação integrante do III Convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade, firmado com a Itaipu Binacional. O objetivo é capacitar docentes do ensino básico em metodologias ativas, com foco em tecnologia e sustentabilidade, promovendo práticas inovadoras em sala de aula.  

    Com o tema “Tecnologias Educacionais e Sustentabilidade: Metodologias Ativas em Ação”, o curso aconteceu de forma híbrida, com uma aula inaugural realizada no dia 29 de abril, de forma síncrona, e encontros presenciais entre os dias 5 e 8 de maio, no Labmaker do Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu.  

    A iniciativa contempla professores de 12 municípios do Oeste do Paraná, sob articulação da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná): Toledo, Foz do Iguaçu, Céu Azul, Capitão Leônidas Marques, Santa Helena, Guaíra, Santa Lúcia, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, Medianeira, Mercedes e Serranópolis do Iguaçu.  

    Com carga horária distribuída entre manhã e tarde, o curso deve alcançar cerca de 140 educadores ao longo das quatro turmas presenciais. A programação combina teoria e prática, com atividades no ambiente do Labmaker, laboratório equipado com tecnologias que favorecem a aprendizagem “mão na massa”, criatividade e inovação.  

    Para a professora Adiles Rech, da Escola Municipal Profª Inês Mocellin, de Santa Helena, a formação superou expectativas: “Na primeira aula eu pensei em desistir, porque teria o deslocamento até Foz. Mas decidi participar pelo fato de ser pelo Itaipu Parquetec, que eu já conhecia e sei que tem um nome forte. Hoje, ao assistir à aula, vi que valeu a pena. É um conteúdo que complementa o que já trabalhamos, especialmente na área de sustentabilidade, e que vem para complementar muita coisa para nós”.  

    54514208423 5dc7e681ef K
    Foto: Kiko Sierich / Itaipu Parquetec

    A formação ainda despertou nela o interesse de criar projetos com os alunos para a FIciências. “Trabalho com empreendedorismo, cidadania e artes, e temos vários projetos na escola. O curso trouxe novas ideias e me inspirou até a pensar em inscrever um dos nossos projetos na FIciências” afirmou.  

    Além de fortalecer o papel do professor como agente de transformação social, a formação visa ampliar a compreensão sobre os desafios e oportunidades que envolvem a educação para a sustentabilidade, com estratégias que valorizam a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.  

    Comentários estão fechados.