Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, subiu fumaça branca por volta das 13h (horário de Brasília) desta quinta-feira (8). O sinal indica que os cardeais escolheram o novo papa. O nome, no entanto, ainda não foi revelado.
133 cardeais participam do conclave – o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica -. Para ser eleito, o candidato precisa de no mínimo 89 votos. A votação teve início nesta quarta-feira (7).
A previsão, de acordo com o Vaticano, é que o papa eleito, cujo nome ainda não foi divulgado, apareça “em breve” na janela central da Basílica de São Pedro.
O que acontece agora?
O ritual do conclave exige que o ocupante da Cátedra de São Pedro adote um nome imediatamente após ser eleito. “Quo nomine vis vocari?” (“como quer ser chamado?”), pergunta o cardeal decano ao novo papa. As informações são do portal G1.
A seleção é feita pelo próprio pontífice. Essa é uma tradição iniciada por Jesus Cristo, que mudou o nome do pescador Simão para Pedro.
Na Praça São Pedro, os fiéis aguardam o anúncio de “habemus papam”, que pode ser realizado a qualquer momento após a fumaça. Nos últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h, após o sinal.
Comentários estão fechados.