Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A primeira votação do conclave que vai escolher o novo papa terminou sem definição nesta quarta-feira (7). A fumaça preta emitida pela chaminé da Capela Sistina sinalizou que nenhum dos cardeais obteve os dois terços necessários para a eleição.
Com isso, os 133 cardeais eleitores permanecem isolados no Vaticano para dar continuidade às votações nos próximos dias. Para que um nome seja escolhido, são exigidos ao menos 89 votos favoráveis.
A próxima rodada de votações será realizada nesta quinta-feira (8). Os horários previstos para novas sinalizações de fumaça, no horário de Brasília, são: 5h30 e 12h30, se o papa for eleito (fumaça branca); 7h e 14h, se não houver definição (fumaça preta).
Durante o conclave, se algum cardeal estiver doente e não puder comparecer à Capela Sistina, a votação é levada até ele por três cardeais responsáveis, chamados de infirmarii.
Não há um favorito claro entre os cardeais, o que aumenta a expectativa sobre o tempo necessário para uma decisão. No livro “Esperança”, o papa emérito Francisco comentou que, na primeira votação, muitos votos costumam ser simbólicos ou de cortesia.
O conclave foi convocado após a morte do papa Francisco, ocorrida em 22 de abril.