Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Na manhã desta sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros do Vaticano instalou a tradicional chaminé da Capela Sistina, que anunciará o novo papa. O conclave que elegerá o novo líder da Igreja Católica está previsto para começar na próxima quarta-feira (7).
A votação reunirá cardeais de todo o mundo em sessões fechadas para a escolha do sucessor do Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril de 2025.
A chaminé da Capela Sistina emitirá fumaça branca quando dois terços dos eleitores do conclave – atualmente com 133 cardeais – chegarem a um consenso sobre quem deve ser o próximo papa. Para isso, é necessário 89 votos.
Na tarde de quarta-feira (7), a votação deve começar no início da noite, após alguns rituais solenes da Igreja Católica. Já na quinta-feira (8), haverá quatro votações: duas pela manhã e duas à tarde, caso não se chegue a um consenso.
Essas sessões devem continuar nos próximos dias até que haja um vencedor com dois terços dos votos. A fumaça preta na chaminé indica que ainda não há consenso; enquanto a fumaça branca é para sinalizar que a decisão foi tomada.
Enquanto isso, nesta sexta (2), os cardeais voltam a se reunir para as congregações, momento em que trocam experiências, se conhecem melhor e observam uns aos outros para embasar suas decisões quando chegar a hora do voto.
Comentários estão fechados.