Mulher que filmou passageira no avião não é mãe da criança, já foi candidata e enfrentou denúncia do MPE

Segundo a advogada Eluciana Iris Almeida Cardoso, a exposição do vídeo aconteceu por “ignorância” de sua filha sobre a ferramenta de edição.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A advogada, nutricionista e escritora Eluciana Iris Almeida Cardoso, de 54 anos, ficou conhecida após gravar um vídeo expondo uma passageira que se recusou a ceder seu assento a uma criança em um voo da Gol. No entanto, ao contrário do que foi inicialmente divulgado, Eluciana não é a mãe da criança.

    A mulher filmada no vídeo é Jennifer Castro, que afirmou já estar tomando medidas legais.

    Em entrevista ao Portal Leo Dias na manhã desta sexta-feira (6), Eluciana se pronunciou pela primeira vez sobre o caso e contou que o vídeo foi publicado inicialmente pela filha de 24 anos dela no TikTok.

    Segundo a advogada, a exposição de Jennifer aconteceu por “ignorância” de sua filha sobre a ferramenta de edição. O objetivo, segundo Eluciana, era publicar o vídeo com o rosto de Jennifer coberto.

    “Estou assustada, ela está assustada com o tanto de mensagem que recebeu. Eu não quis expor a Jeniffer, não quis expor dessa maneira, por nada, mas saiu fora do controle. Eu me mantive calada, a minha filha também. Estou com medo da exposição da minha filha, ela está recebendo muitos discursos de ódio”, disse Eluciana.

    Eluciana já foi candidata a vereadora e deputada estadual em Minas Gerais. Ela também tem um histórico de envolvimento político, tendo sido denunciada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) por falsificar assinaturas em documentos durante a prestação de contas de sua campanha de 2018. No entanto, foi absolvida em 2022.

    Além de sua atuação política, Eluciana tem uma carreira como nutricionista e escritora, e compartilha conteúdo sobre bem-estar e nutrição em suas redes sociais. Em 2023, ela foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por sua contribuição cultural e à literatura.

    SOBRE O VÍDEO

    Um vídeo que viralizou na última quarta-feira (4) gerou intenso debate nas redes sociais após mostrar uma situação inusitada durante um voo. Jeniffer Castro, que ocupava um assento próximo à janela, foi filmada e criticada por após se recusar a ceder o lugar para uma criança no avião.

    Na gravação, Jeniffer aparece de olhos fechados e usando fones de ouvido, enquanto uma mulher reclama da suposta “falta de empatia” por parte de jovem.

    Veja a seguir:

    Vídeo: Redes Sociais

    “Ela não quis trocar com a criança que está nervosa. Só porque não quer trocar de lugar. Até perguntei se ela tem alguma síndrome, alguma coisa, porque se a pessoa tem algum problema, uma deficiência, a gente entende. Mas a pessoa não tem nada e não quer trocar do nada!”, acusou a mulher no vídeo.

    Enquanto a mãe filmava a situação, alguns passageiros expressaram apoio às críticas, enquanto outros permaneceram em silêncio.

    Quando se deu conta que estava sendo gravada, Jeniffer tirou os fones e questionou a exposição. Em resposta, a mulher diz: “Tô gravando a sua cara, porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante, no século XXI a pessoa não ter empatia com uma criança. Se fosse com um adulto, tudo bem, agora com uma criança é demais”.

    Após a grande repercussão do caso, Jennifer atingiu um total de 2,1 milhões de seguidores no Instagram e afirmou estar tomando providências legais quanto à exposição do vídeo.

    Em entrevista no programa “Encontro com Patrícia Poeta“, ela contou que, ao entrar no avião, a criança já ocupava seu lugar e, ao alertar a família, foi sugerido que trocasse de assento com o menino. Jennifer recusou a proposta, o que gerou a gravação de Eluciana e sua exposição nas redes sociais.

    Comentários estão fechados.