Obra de duplicação da PR-317 alcança 51% de execução e ganha reforço de fiscalização

Desde o mês de julho o DER/PR intensificou as ações para melhorar a segurança viária do trecho e contratou um estudo para implantação da fiscalização com radares móveis

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    O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) intensificou a segurança e a fiscalização na PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, devido às obras de duplicação em andamento. Desde julho, o DER/PR fechou acessos irregulares e reforçou a sinalização horizontal e vertical, além de reduzir a velocidade no trecho para 60 km/h e, em alguns pontos, para 40 km/h.

    A fiscalização também foi intensificada, com agentes de trânsito operando em três viaturas leves e um guincho pesado, resultando em 1.174 notificações entre 15/07 e 07/08, sendo 389 por ultrapassagem irregular em faixa contínua, principal causa de acidentes fatais.

    O DER/PR disponibilizou vídeos com flagrantes de ultrapassagens perigosas e estuda a implementação de radares móveis para conter excessos de velocidade. A segurança na rodovia depende não apenas das medidas adotadas, mas também da cautela dos motoristas, especialmente em trechos com obras e sinalização temporária.

    OBRA – A duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu contempla um trecho de 21,82 quilômetros, e incluem uma nova ponte sobre o Rio Pirapó, três viadutos, duas passarelas, galerias, passa-fauna, sinalização viária, iluminação, melhorias ambientais e recuperação da pista existente. A obra tem investimento de R$ 183.456.873,42 e atingiu a marca de 51,71% de execução na medição mais recente, de junho.

    Com prazo final de execução em 31/12/2024, o DER/PR se reuniu recentemente com a empresa executora da obra, a TCE Engenharia Ltda., para discutir o planejamento dos próximos meses. Na ocasião a empreiteira apresentou o seguinte cronograma, o qual se comprometeu a cumprir:

    – Entregar os primeiros 11 quilômetros de pistas novas e antigas restauradas até 30 de agosto, no trecho do km 74 ao km 85, exceto por retornos em nível;

    – Chegar a 19 quilômetros de pistas novas e antigas restauradas entregues até o dia 30 de outubro, contemplando do km 70,5 ao km 89,5;

    – Concluir os 2,8 quilômetros restantes, nas extremidades do trecho, incluindo demais serviços pendentes, ainda em dezembro deste ano.

    A TCE Engenharia informou ao DER/PR que aumentou o volume de pessoal e equipamentos na rodovia para atingir estas metas, contando atualmente com 330 funcionários na obra.

    AEN

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