Cometa do século se aproxima da Terra: Confira a data e expectativa de visiabilidade

Descoberto no início de 2023, o cometa é aguardado com grande expectativa por astrônomos que esperam vê-lo a olho nu.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, chamado de “cometa do século,” alcançará sua maior proximidade da Terra no dia 12 de outubro deste ano. Descoberto no início de 2023, o cometa é aguardado com grande expectativa por astrônomos que esperam vê-lo a olho nu.

    De acordo com a NASA, este é um cometa periódico do tipo Halley, com uma órbita em torno do Sol que leva cerca de 80 anos. Embora não tenha mostrado um aumento de brilho significativo ao se aproximar do sistema solar interno, os cometas são conhecidos por seu comportamento imprevisível.

    O site especializado Earth Sky estima que o cometa estará mais próximo do Sol em 27 de setembro. Se continuar brilhante, deverá ser visível da Terra, com uma magnitude prevista entre dois e três. Cientistas acompanharão o cometa com instrumentos como o Observatório Solar e Heliosférico (Soho), operado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia.

    Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas. Quando se aproximam do Sol, aquecem, liberando gases e formando a característica cauda brilhante.

    Comentários estão fechados.